Suzano tem atualmente 1,5 mil famílias de imigrantes japoneses
Maioria é descendente de familiares que chegaram ao município em 18 de junho de 1908, segundo história
18 JUN 2022 • POR de Suzano • 12h00
Associação Cultural Suzanense, o Bunkyo, é uma das entidades que reúnem membros da colônia - Bruna Nascimento/Arquivo DS
Suzano conta atualmente com cerca de 1,5 mil famílias de imigrantes japoneses. Destas, 80% estão localizadas na área Central da cidade. Outras 20%, o que representa aproximadamente 110 famílias, estão espalhadas no Distrito de Palmeiras. A maioria é descendente de familiares que chegaram ao município em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo.
Em 18 de junho de 1908, o Kasato Maru, o primeiro navio a trazer imigrantes do Japão, chegou em Santos transportando 781 japoneses depois de uma viagem de 52 dias em alto-mar.
A colônia japonesa iniciou em Suzano com a vinda de duas famílias nipônicas para cá. Tradicionalmente, a colônia se instalou na área da agricultura e com isso auxiliou a região a ser conhecida como "cinturão verde" de São Paulo. Atualmente, a presença da colônia na agricultura ainda é forte e os templos instalados na cidade são marcos da cultura nipônica em Suzano.
Além disso, quatro entidades reúnem os membros da colônia na cidade: Clube Boa Vista, Fukuhaku (Vila Ipelândia), Associação Cultural Suzanense, o Bunkyo (Centro) e Associação Cultural Esportiva Agrícola Suzano - Aceas Nikkey (Chácaras Reunidas Guaió). Entre os eventos tradicionais da cultura japonesa, se destacam a Festa da Cerejeira, Undokai, Concurso de Karaokê, Taikô e Festa da Dália. Como curiosidade, o Gateball foi introduzido no Brasil pela entidade Fukuhaku e depois se disseminou no País.