HC Suzano

Abertura de Hospital de Cirurgias deve desafogar demandas, diz Sindicato da Saúde

Funcionamento da ala cirúrgica será a partir do mês de julho.

28 JUN 2022 • POR Donizetti Tobias Jr. - Da Reportagem Local • 11h00
HC Suzano terá unidade para cirurgias - Regiane Bento/DS
A abertura do 1º Hospital de Cirurgias do Estado será realizada no Hospital das Clínicas e deverá diminuir a alta procura da população, avalia o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde).
O funcionamento da ala cirúrgica será a partir do mês de julho.
 
O anúncio foi feito em Suzano, no último sábado (25), pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB). Ele ainda comunicou que espera abrir o Pronto-Socorro no HC em 2023.
 
Segundo o governador, a expectativa é zerar, até dezembro, a lista de pessoas que aguardam para fazer cirurgias de ‘baixa complexidade’. Ainda de acordo com o governador, há cerca de 70 mil pessoas aguardando na fila, com base em estudos.
 
Para a diretora regional do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde), responsável pela região, Kátia Aparecida dos Santos, o anúncio é significativo.
“É de extrema importância. Serão feitas cirurgias especificas que aliviarão a fila de espera da região. Acredito, inclusive, que atenderá até outras cidades de fora do Alto Tietê”. Kátia completa: “Todos os serviços de saúde que ajudarão a população são sempre muito importantes”.
 
Para Kátia, entretanto, ainda há um porém. “Minha única crítica é que a integração dos profissionais não será através de concursos públicos, e sim por contratação. O concurso dará garantia a permanência do emprego, tempo de trabalho, ao contrário dá contratação”, completa.
 
Entre as cirurgias que serão feitas, estão mais de dois mil procedimentos dos aparelhos circulatório e digestivo, como cirurgias de hérnia, varizes, fístula arteriovenosa para hemodiálise, entre outras.