Cultura

11ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano contemplou mais de mil pessoas

Evento cultural segue até 9 de julho

28 JUN 2022 • POR Da Reportagem Local • 20h00
Teatro Armando de Ré será palco receberá atrações - Gabriel Lima/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Cultura segue com a realização da 11ª Mostra de Referências Teatrais em Suzano. Durante a primeira semana da programação, que iniciou no último dia 22, mais de mil pessoas foram contempladas com apresentações de diversos segmentos e manifestações artísticas, encantando desde entusiastas contemporâneos até amantes assíduos da arte. O evento é totalmente gratuito e segue até 9 de julho. O cronograma das atividades pode ser conferido no link bit.ly/MostraSuzano.  

Com o propósito de aproximar a população de diversas expressões teatrais, bem como de oportunizar o encontro dos profissionais de outras regiões do país e fomentar trocas de experiências enriquecedoras, a iniciativa reúne grandes nomes do cenário artístico em uma extensa programação marcada pela pluralidade de técnicas e sob o tema “Exercite seu olhar”. A mostra ainda presta homenagem ao ator Wolney de Assis, morto em 2015 aos 78 anos, e a esposa dele, a também atriz Berta Zemel, que morreu ano passado, aos 86 anos. 

As primeiras apresentações foram realizadas pelos grupos Lume Teatro, com a obra “La Scarpetta”; Cia. Los Puercos em “O chão de dentro é minha terra”; Atores Insanos em “Ainda existem Auroras”, Trup Trolhas em “Gourmet Dândis”; La Inquieta Companiã com “As palavras de Jó”, e por fim os artistas Renato Borghi e Miriam Mehler com a peça “Romeu e Julieta 80”. O projeto também inclui a realização de palestras e oficinas formativas para os aspirantes.  

Para os próximos dias, a pasta preparou outras diversas atrações que incluem a presença de personalidades que fundaram o teatro moderno e inauguraram o movimento antropofágico no país, assim como de companhias que retratam de forma genuína a essência da expressão artística no palco. Entre os nomes estão Roberto Lage com “Escombros de Pagu”, agendada para esta sexta-feira (01/07), a partir das 20 horas no Teatro Municipal Armando de Ré, bem como da Cia. Latão apresentando “Lugar Nenhum”, no sábado (02/07), no mesmo horário e local.  

No domingo, o entretenimento e cultura ficam por conta da Trupe Festim com a obra “Neurastenia”, às 15 horas, garantindo a diversão para o público infantil na Escola Estadual Alfredo Roberto, e a Fraternal Cia. De Artes e Malas-Artes, a partir das 20 horas com “O Caso Severina”, encantando o palco do Teatro Municipal. Todas as apresentações possuem classificações indicativas específicas.  

De acordo com o titular da pasta, o vice-prefeito Walmir Pinto, o início da 11ª Mostra de Referências Teatrais teve um saldo muito positivo e justifica a estratégia de ofertar as atividades em locais ampliados. “Anteriormente, o evento era realizado em espaços menores, com público estimado de 60 pessoas. Neste ano, estamos com apresentações em locais com uma abrangência maior visando democratizar a cultura e oferecer um ambiente agradável e receptivo para os debates, que já somam mais de mil pessoas participantes”, explicou.  

A programação está descentralizada em oito pontos da cidade, entre eles estão: Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354- Centro), Pavilhão da Cultura Afro-Brasileira Zumbi dos Palmares no Parque Max Feffer (avenida Roberto Simonsen, 90- Centro), Centro Cultural Colorado "Monteiro Lobato" (rua Domingos Victorino, 68- Jardim Cacique), CEU Gardênia (rua Teruo Nishikawa, 570- Jardim Gardênia Azul), Escola Estadual Alfredo Roberto (rua Isabel Castanheda Mayer, 326- Parque Residencial Casa Branca), Escola Estadual Dr. Anis Fadul (rua Benedito José Rangel, 90- Vila Rica/Palmeiras), Escola Estadual Jacques Yves Cousteau (rua Do Progresso, 165- Miguel Badra Baixo) e o Teatro Contadores de Mentira (rua Maria de Lourdes Molina Vieira, 42 - Parque Maria Helena).