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Mogi mostra surpresa com intenção da Santa Casa de não renovar convênio para manter PS

Segundo a Prefeitura, o Pronto-Socorro da Santa Casa realiza em média 8.251 atendimentos mensais

30 JUN 2022 • POR Fernando Barreto - de Mogi • 08h00
Prefeitura de Mogi mostra surpresa com intenção da Santa Casa de não renovar convênio - Regiane Bento/DS
A Prefeitura de Mogi das Cruzes demonstrou surpresa com a intenção da Santa Casa de não renovar convênio para manter os serviços do Pronto-Socorro. 
 
Segundo informou a administração em nota, uma reunião foi agendada para a semana que vem entre o secretário de Saúde e o provedor da unidade, José Carlos Petreca.
 
O DS conversou com o provedor que descartou a reunião na próxima semana. Questionado se a Santa Casa tem intenção de renovar o convênio, Petreca afirmou que não.
 
“Não temos intenção de renovar (o convênio)”, disse.
 
A Prefeitura ainda apresentou valores de negociações. Segundo nota enviada, em 2021 a Santa Casa solicitou um aumento dos repasses feitos, o que foi aceito pela administração. O pedido solicitava aumento do repasse para R$ 2,2 milhões. 
 
“O teto estipulado para pagamento mensal do convênio é praticamente o triplo dos convênios firmados anteriormente”, disse a nota.
 
Ainda segundo a nota, a Prefeitura então solicitou para que fossem compartilhados um comprovante dos gastos. “E, nos últimos meses, o hospital tem comprovado um gasto médio mensal de R$ 1.819.532,27”, disse.
 
Sobre valores, o provedor da Santa Casa preferiu não comentar.
 
“Não vamos falar de valores, preciso consultar os demais antes de comentar. Pode prejudicar as negociações”, explicou.
 
Questionada sobre as alternativas caso o convênio não seja renovado, a Prefeitura de Mogi afirmou que “busca alternativas para que a população não fique desassistida pelo serviço do Pronto-Socorro Municipal”. 
 
“A pasta está trabalhando para garantir o atendimento na unidade da Santa Casa até que uma nova solução seja colocada em prática”, explicou.
 
O atendimento do Pronto-Socorro da Santa Casa realiza em média 8.251 atendimentos mensais. 
 
Este total equivale a 13,55% de todo o sistema municipal de pronto atendimento (as sete unidades municipais de pronto atendimento realizam cerca de 60.875 atendimentos por mês).