Cidades

Primeiro Hospital Estadual de Cirurgias abre hoje

Estimativa é realizar mais de duas mil cirurgias até dezembro

30 JUN 2022 • POR Guynever Maropo - Da Reportagem Local • 12h00
Primeiro Hospital Estadual de Cirurgias abre hoje - Regiane Bento/DS
O primeiro Hospital Estadual de Cirurgias, instalado no novo prédio do Complexo do Hospital Auxiliar de Suzano, inaugurado no sábado (25), abre as portas nesta quinta-feira (30). A estimativa é realizar mais de duas mil cirurgias até dezembro.
 
A iniciativa é uma parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Serão contratados cerca de 50 profissionais multidisciplinares para a realização das cirurgias.
 
 Atendimentos
 
Os atendimentos pré-operatórios se iniciam nesta semana e em julho as cirurgias começam. Serão 400 cirurgias por mês até dezembro. Na região há 70 mil pessoas na região em fila de espera, para realizar cirurgias eletivas, aquelas de baixa complexidade. Por isso, a antecedência da abertura.
 
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital das Cirurgias vai realizar mais de dois mil procedimentos dos aparelhos circulatório e digestivo, como cirurgias de hérnia, varizes, fístula arteriovenosa para hemodiálise. O investimento e o custeio do Governo de São Paulo serão de R$ 5 milhões para os próximos cinco meses.
 
Os pacientes vão ser encaminhados pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross). A preferência nos atendimentos será para os 10 municípios do Alto Tietê, são eles: Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema, incluindo o município de Guarulhos.
 
“O Mutirão de Cirurgias começou em São Paulo neste mês de junho e pretende realizar mais de 500 mil cirurgias eletivas de 54 tipos diferentes em todo o estado. A iniciativa, que paga o dobro da tabela SUS para a realização destes procedimentos, conta com a participação de hospitais das redes pública e privada”, informou a Secretaria de Estado.