Cidades

Segurança: Patrulha Rural chega a 6 das dez cidades do Alto Tietê

Serviços são prestados em apoio aos moradores da Zona Rural que sofrem com a criminalidade

24 JUL 2022 • POR Guynever Maropo - de Suzano • 16h00
Patrulha no campo busca reduzir as ocorrências nas cidades - Regiane Bento/DS
Seis cidades do Alto Tietê têm o patrulhamento rural. O trabalho é ofertado aos moradores da Zona Rural que sofrem com a criminalidade nas plantações. 
 
Os dados são das cidades de Suzano, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Santa Isabel e Guararema. Itaquaquecetuba não entra na contagem.
 
Em Suzano, a Polícia Militar é responsável por realizar o patrulhamento rural do município. Além disso, tem o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, que dispõe de equipes para fazer o patrulhamento em zonas rurais. Também presta apoio em operações específicas. 
 
Em casos de emergência, os moradores de todo o município podem acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo número 153. 
 
A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes conta com a Patrulha Rural, que realiza a fiscalização nas áreas mais afastadas da região central. No dia 14, a patrulha recebeu mais dois veículos para aumentar a frota do agrupamento. A patrulha possui veículo específico que percorrem as estradas vicinais do município. 
 
A Patrulha Rural é um projeto da Prefeitura para a segurança pública do município. O trabalho aproxima a Guarda Municipal dos produtores e moradores da zona rural. O serviço ofertado atua também em ocorrências de preservação ambiental, em conjunto com a Patrulha Ambiental. As denúncias para a Guarda Municipal podem ser feitas através do telefone 153, da Ciemp, que funciona 24 horas por dia.
 
A Secretaria de Segurança Urbana de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), criou o programa “Segurança no Campo”, integrado ao Agro SP+Seguro. Este serviço é responsável por fazer a ronda com um veículo equipado para a patrulha rural na região, em especial ao Bairro do Cambiri. 
 
O programa disponibiliza um canal de comunicação direto, via whatsapp, entre a população e o comando da guarda. Além do grupo via redes sociais, a GCM também disponibiliza o telefone 4679-4334 com atendimento 24 horas. 
 
“O programa em parte com o governo, resultou na vinda de um veículo totalmente equipado e específico para o patrulhamento da área rural”, explicou o comandante da guarda, Cleverson Ramos.
 
A fiscalização ambiental em Poá é comandada pela Guarda Civil Municipal (GCM). As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas para a GCM pelos telefones 153 ou 4634-1666 (24 horas por dia). Os moradores também podem fazer a denúncia para a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais pelo número 4636-6408, que funciona das 8 às 17 horas.
 
Em Santa Isabel é designada uma viatura para fazer o patrulhamento da zona rural. Os moradores podem solicitar a ronda através do Fórum nas reuniões do Conselho Municipal de Segurança (Conseg). Já em Guararema, o serviço é feito pela Polícia Militar. 
 
Itaquaquecetuba não possui área rural. Mas a Secretaria de Segurança Urbana trabalha em conjunto com a de Meio Ambiente e Saneamento sobre os assuntos ambientais. Os serviços tem foco contra os crimes ambientais. Caso seja preciso, as secretarias disponibilizam a Guarda Ambiental para o apoio.