Esportes

Jogadora Tandara Alves fala sobre projeto no vôlei e descarta aposentadoria: ‘Pretendo voltar a jogar’

Segundo ela, o Instituto Tandara Caixeta atendeu, nos últimos seis anos, mais de 3 mil crianças em todo o Estado

13 AGO 2022 • POR Thiago Caetano - de Suzano • 12h00
Jogadora de vôlei está afastada por dopping. Ela é pré-candidata a deputada federal - Regiane Bento/DS
A campeã olímpica Tandara Alves concedeu entrevista ao DS onde falou sobre seu projeto voltado ao vôlei, o Instituto Tandara Caixeta, além de comentar sobre sua pré-candidatura a deputada federal pelo MDB-SP. Suspensa por dopping há um ano, a atleta descartou aposentadoria e revelou vontade de voltar às quadras.
 
Segundo ela, o Instituto Tandara Caixeta atendeu, nos últimos seis anos, mais de 3 mil crianças em todo o Estado. Todos os projetos são incentivados pela Lei de Incentivo ao Esporte e por emendas parlamentares. Dentro do Estado, o instituto possui hoje um projeto de voleibol nas categorias sub-15, sub-17 e sub-19, na Zona Norte de Osasco. Além disso, há um trabalho ativo em Ceilândia-DF, também voltado à comunidade para atender 120 crianças.
 
Trata-se de um programa esportivo voltado às crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade, visando à formação integral desse público. O instituto existe há 10 anos. “Sabemos que é difícil revelar um atleta profissional de alto rendimento. Acreditamos que capacitando esse público vamos inseri-los dentro da sociedade da melhor maneira”, disse Tandara.
 
Tandara esteve em Suzano onde, segundo a jogadora, existe um trabalho sendo desenvolvido na cidade com o pré-candidato a deputado estadual Dr. Mauro César, também do MDB. Ela acredita que o fato de o pré-candidato ser de Suzano, possa existir uma parceria e, desta forma, dar início ao trabalho na cidade. O esporte é a principal pauta defendida por Tandara. Ela afirmou que lutará pelo esporte e pelo terceiro setor se eleita. Uma das ideias é fazer com que a Educação Física volte a ser obrigatória nas escolas.
 
“Acredito que ele também seja educação e saúde. Ainda mais na vida de uma criança. Não temos esse incentivo dentro da escola. Ela voltando a ser obrigatória, automaticamente, a atividade volta para dentro da escola, dando oportunidade também ao profissional de Educação Física”, argumenta.
 
A jogadora comentou sobre o Vôlei Suzano. Seu marido, Cléber Mineiro, já atuou pelo voleibol suzanense e torce pelo sucesso da equipe. “Um projeto novo e é legal ter uma Prefeitura que compra a ideia. É muito difícil quando se tem um prefeito que não apoia. Quando isso acontece é importante”.
 
Tandara luta na Justiça contra a suspensão por dopping. Ela foi condenada e pegou quatro anos de suspensão por uso de osarina, substância usada para o aumento de massa muscular. Segundo ela, o caso está na Suíça e a atleta espera uma redução da pena ainda neste ano. “Quero provar que foi uma contaminação cruzada. O processo está na Suíça. Estou um ano afastada. Pretendo voltar a jogar. Muita gente me pergunta se vou conseguir por ser pré-candidata e respondo: nunca ninguém fez, porque não tentar?”, questionou. 
 
Ainda durante as Olimpíadas de Tóquio, a jogadora foi suspensa preventivamente. Atualmente, ela está com 33 anos e cursa Administração, além de estudar sobre Políticas Públicas. Ela iniciou a carreira com 15 anos e fez parte da equipe campeã olímpica em 2012. Seu currículo ainda conta com título do Pan-Americano de 2011 e três Grand Prix de vôlei.