Cidades

Rede wi-fi será ampliada a todos os órgãos públicos até o fim do ano

Suzano conta com 12 pontos de wi-fi público, segundo informou a secretária de Administração da Prefeitura

14 AGO 2022 • POR Thiago Caetano - Da Reportagem Local • 15h00
Cintia falou em entrevista ao DS, das ações e projetos da Secretaria - Isabela Oliveira/DS
A Prefeitura de Suzano pretende implantar redes wi-fi em todos os órgãos públicos até o fim do ano. A informação é da secretária de Administração da Prefeitura de Suzano, Cintia Renata Lira da Silva, dita durante participação no programa DS Entrevista. Segundo Cintia, Suzano possui 12 pontos de wi-fi público.
 
Alguns locais públicos possuem rede wi-fi como o Parque Municipal Max Feffer, Pronto-Socorro (OS), Pronto Atendimento de Palmeiras e do Boa Vista (PA), nas praças e no velório municipal.
 
“Neste ano, abrimos licitação para implantação de wi-fi em todos os próprios: UBSs, escolas, entre outros. Ela deve sair até o fim do mês”, afirmou Cintia.
 
Depois de conseguir a implantação nos órgãos municipais, a ideia é expandir o benefício aos bairros do município. “Estamos proporcionando isso para essas pessoas, então porque não proporcionar isso aos munícipes? Primeiro estamos atendendo os próprios e em seguida vamos expandir aos munícipes”, explicou.
 
O avanço da governança digital, através do programa Gestão Sem Papel, também foi abordado durante a entrevista. O programa foi implantado em agosto do ano passado. Segundo Cintia, o Gestão Sem Papel desburocratizou 90% do setor de Recursos Humanos. Além disso, a Prefeitura fornece mais de 70 serviços aos munícipes através do site. Na Educação, houve uma economia de mais de R$ 2 milhões, destacado pela secretária. “Não precisa mais se dirigir ao Centrus (Centro Unificado de Serviços) ou outra unidade. Os serviços estão disponibilizados na web. Também implantamos nos serviços internos. Isso trouxe serenidade no serviço, além de economia. Me orgulho muito desse programa. Suzano é pioneira neste quesito”, ressalta.
 
Valorização dos servidores
 
Suzano possui 5.200 servidores, aproximadamente, segundo a chefe da pasta. Durante a entrevista, ela valorizou os servidores e creditou parte do crescimento da cidade nos serviços prestados por eles. Desde o início, ela destacou que a ideia era levar propostas visando acolher os servidores. Entres os trabalhos destacados, estão: Olimpíadas do Servidores, Núcleo de Acompanhamento ao Servidor (NAS) e a Semana do Servidor. “A proposta é mostrar que estamos mais do que satisfeitos com o que eles desenvolvem. São os grandes responsáveis pelas conquistas do município nos últimos anos”, valoriza.
 
Concursos
 
Segundo Cintia, foram realizados oito concursos públicos desde a primeira gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), sendo três neste ano. Ainda segundo a secretária, mais de 1.900 novos servidores foram contratados. O próximo concurso deve ser lançado até o fim de agosto.
 
O processo está incluído dentro do processo de “reciclagem municipal”, visando aumentar a equipe e repor saídas. A maior demanda está na Saúde. “Sempre buscamos atender a procura desses profissionais à altura do que a população precisa”, disse a secretaria.
 
Cemitérios e velórios
 
Cintia destacou ainda a reforme do velório municipal. O objetivo foi transformar o local em ambiente acolhedor. Segundo ela, a reforma era necessária. O velório conta com um espaço de acolhimento para quem optar por passar a noite no local, tomadas destinadas para carregar celulares, wi-fi, sala de café e ar-condicionado em todos as salas. “Quem está ali precisa de um conforto. Todos os lugares precisam ser aconchegantes”, afirma.
 
Essa proposta também foi levada aos cemitérios municipais: São Sebastião e São João Batista (Raffo). No segundo, houve a reforma da sede administrativa. Segundo ela, a segunda etapa se iniciará em breve. O que antes era um problema, acabou se tornando uma paixão. “Assim que eu cheguei me assustei. Hoje tenho uma paixão por eles. Estão em outro nível. É um lugar que precisa estar acolhido”, finalizou.