Dia dos Pais

Véspera do Dia dos Pais movimenta o comércio

Segundo os lojistas, a expectativa é de que as vendas para a data tenham um aumento de pelo menos 20%

13 AGO 2022 • POR Guynever Maropo - Da Reportagem Local • 18h00
Véspera do Dia dos Pais movimenta o comércio - Isabela Oliveira/DS
As lojas do comércio de Suzano ficaram movimentadas durante todo o sábado por causa do Dia dos Pais,  que será celebrado neste domingo.
 
Segundo os lojistas, a expectativa é de que as vendas para a data tenham um aumento de pelo menos 20%. 
Com a redução das restrições, as lojas estão abertas sem as restrições da pandemia.
 
Na semana passada, conforme reportagem da Agência Brasil, o volume de vendas para o Dia dos Pais de 2022 deverá atingir R$ 7,28 bilhões, o que representará alta de 5,3% em relação à mesma data no ano passado em todo o País.
Naquele momento, o varejo ainda sofria com o processo de volta da circulação dos consumidores. A estimativa foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
 
Em termos de movimentação financeira, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante para o comércio varejista brasileiro. 
 
Mesmo com a inflação elevada, a perspectiva é positiva para o setor por conta da injeção de recursos extraordinários, como os saques nas contas de FGTS, antecipação do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS e ampliação do Auxílio Brasil, tanto do valor do benefício quanto do número de beneficiários.
 
No entendimento da CNC, esses recursos sustentam o avanço nas vendas ao longo deste ano. A entidade lembrou que a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último mês de maio, mostrou que o faturamento real do varejo já tinha atingido 3,9% acima do volume registrado às vésperas da pandemia, em fevereiro de 2020 e 3,0% maior do que em agosto do ano passado.