Parceria

Suzano assina compromisso com o Instituto Cidades Sustentáveis

Parceria com o instituto foi firmada durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat)

18 AGO 2022 • POR Da Reportagem Local • 11h00
Ashiuchi assinou o termo de compromisso - Divulgação/Secop Suzano
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, assinou nesta quarta-feira (17/08) um termo de compromisso com o Instituto Cidades Sustentáveis, a fim de garantir o avanço do município perante as diretrizes da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), visando oferecer mais qualidade de vida às famílias suzanenses.
 
A parceria com o instituto foi firmada durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Na oportunidade, o prefeito aderiu à carta-compromisso, que estabelece uma série de métodos voltados à identificação de potencialidades e vulnerabilidades do município. Entre os tópicos apontados pelo documento estão a elaboração de um diagnóstico e plano de metas para a cidade; a construção de um mapa da desigualdade; a criação de uma comissão liderada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação e outras ações voltadas ao acompanhamento da evolução do município. 
 
De acordo com o prefeito Ashiuchi, a cidade está aberta ao crescimento e ao desenvolvimento sustentável. O chefe do Executivo suzanense também enalteceu a iniciativa e destacou a importância do compromisso firmado. “Há pouco mais de cinco anos assumimos um município com muitos desafios. Nos empenhamos em superar cada um deles para colocar a casa em ordem. Agora nosso objetivo é iniciar um novo momento em Suzano, preparando a cidade para o futuro. Tudo isso é um processo grande, abrangendo todas as áreas da administração pública, por isso o primeiro passo é identificar onde estamos para a partir daí traçar um planejamento concreto sobre o que pode ser feito para garantirmos uma cidade melhor nas próximas décadas”, disse.
 
A assinatura do documento também foi acompanhada pela coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart; pelo secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira; pelo presidente do Condemat e prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti; pela coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e diretora técnica da Prefeitura de Suzano, Solange Wuo; e pela diretora de Planejamento Territorial de Suzano, Eliene Corrêa Rodrigues Coelho. Também estiveram presentes a vice-presidente de Parcerias em ODS da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a prefeita de Francisco Morato, Renata Sene, e o secretário executivo do Condemat, Adriano Leite.