Suzano tem ações de proteção dos 70% de áreas ambientais
Segundo a Secretaria, as principais áreas de proteção em Suzano são a Área de Proteção Ambiental
20 AGO 2022 • POR Guynever Maropo - de Suzano • 20h00
Ações buscam proteger áreas - Regiane Bento/DS
Suzano tem cerca de 70% de áreas ambientais do município protegido. A Secretaria do Meio Ambiente desenvolve ações, como fiscalização, para combater os crimes ambientais.
Segundo a Secretaria, as principais áreas de proteção em Suzano são a Área de Proteção Ambiental (APA) da Várzea do Rio Tietê, a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM) Cabeceiras e a APRM do Rio Guaió. A pasta informou que estas áreas têm uma fiscalização integrada entre estado e município.
As operações também são coordenadas pelo Grupo de Fiscalização Integrada (GFI), da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente. Atuam na região do Alto Tietê com participação dos municípios. São feitas ações de controle, embargo e anulação de parcelamentos irregulares de solo.
Segundo Solange Wuo Franco, diretora de Fiscalização e Controle Ambiental, da Secretaria, todas as áreas, que por lei são definidas como de preservação, tem um valor inestimável. “Produzem água destinada ao abastecimento público e contribuem para o equilíbrio ambiental urbano”, destacou a secretária.