Ligação com a Av. das Orquídeas
O DS trouxe, na edição de ontem, reportagem mostrando a intenção do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) de iniciar, em 30 dias, a revitalização e duplicação da Avenida Jorge Bey Maluf, em Suzano, para ligar com a Avenida das Orquídeas.
Aqui vale uma explicação melhor sobre essa última via. Inaugurada em 2019, no trecho de Mogi, a avenida complementa o Corredor Leste-Oeste e permite a ligação entre o município e o Rodoanel, além de estimular o desenvolvimento econômico de Mogi das Cruzes.
Facilita o deslocamento de carros de passeio, ônibus e caminhões entre o Centro e os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, funcionando como uma alternativa à rodovia SP-66 – que está saturada por conta do crescimento da frota de automóveis e motos.
É uma obra de grande porte, sem dúvida, e muito importante para escoamento e facilitação de acessos dos milhares de veículos que circulam pelo local.
Mogi e região ganharam um novo eixo de desenvolvimento econômico, facilitando o escoamento de produtos para as empresas já instaladas e estimulando a vinda de novos investimentos.
Com a expectativa de o prefeito de Suzano iniciar a obra, os dois trechos - Mogi e Suzano - vão ficar completos com a garantia de melhorar, sem dúvida esse complexo viário tão importante para o Alto Tietê.
A Avenida das Orquídeas é a última etapa do Corredor Leste-Oeste, além da mais complexa, pois incluiu a construção de uma nova avenida, com 3,5 km de extensão, em uma grande área entre os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba. A avenida liga a avenida David Bobrow até a avenida Guilherme George. São duas pistas, canteiro central, ciclovia e calçada.
Foram construídas duas novas pontes (uma sobre o rio Jundiaí e outra sobre o córrego dos Canudos), além de três rotatórias. A obra segue o padrão das novas obras viárias da Prefeitura, priorizando a segurança dos pedestres e motoristas.
A nova avenida recebeu iluminação em LED, o que significa menor consumo de energia e maior luminosidade. As novas luminárias facilitam o trabalho da polícia e aumentam a segurança. Todas as entradas e saídas de Mogi das Cruzes recebem este modelo de lâmpada (Mogi-Suzano, Mogi-Dutra, Mogi-Guararema, Mogi-Salesópolis e Mogi-Bertioga).
No total, o corredor possui 10,5 quilômetros de extensão e investimento de R$ 100,8 milhões. Foi dividido em etapas, que tiveram início em 2016. A primeira foi a recuperação da avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, na Vila Industrial, que ganhou pavimentação, pintura e novos equipamentos de sinalização.