Cultura

Feira Literária de Mogi traz show de Mel Duarte no Largo do Carmo, nesta sexta

2ª edição da FLIMC é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Sesc Mogi

4 OUT 2022 • POR de Mogi • 14h00
Feira Literária traz show de Mel Duarte no Largo do Carmo - Divulgação/Helen Salomão
A 2ª edição da Feira Literária de Mogi das Cruzes (FLIMC) contará com o show da artista Mel Duarte que apresentará o álbum "Mormaço", no Largo do Carmo. A performance em formato spoken será realizada na próxima sexta-feira (07/10), às 15h, com organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Sesc Mogi das Cruzes. 
 
A programação completa da FLIMC já está disponível e a abertura oficial do evento será nesta quinta-feira (06) e segue até o sábado (08), com três dias de atividades gratuitas voltadas aos amantes da literatura.
 
O spoken word é um formato pouco difundido em território nacional e explora a palavra falada ou declamada com a essência na poesia, acompanhado de musicalidade e performance. O gênero surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos e é mais conhecido entre os frequentadores de batalhas de slam (rimas) e saraus. 
 
A artista Mel Duarte chega a Mogi das Cruzes para propagar a cultura popular da declamação artística, que se refere ao mesmo tempo à música e à literatura, nesta seguda edição da FLIMC.
 
Mel Duarte é uma comunicadora que acredita nas palavras como ferramenta de transformação social. A escritora, poeta, slammer (denominação de quem participa de batalhas de poesia) e produtora cultural nasceu na primavera de 1988 em São Paulo (SP) e atua com literatura desde 2006. A artista e escritora publicou os livros “Fragmentos Dispersos” (2013), “Negra Nua Crua” (2016, editora Ijumaa) traduzido para o espanhol “Negra Desnuda Cruda” (2018, ediciones ambulantes, Madrid, ES), "As bonecas da vó Maria" (2018, Itaú leia para uma criança), “Querem nos calar: Poemas para serem lidos em voz alta” (2019, Editora Planeta), “A descoberta de Adriel” (2020, Itaú leia para uma criança) e o mais recente “Colmeia: Poemas reunidos” (2021. Ed Philos) 
 
2ª Feira Literária de Mogi das Cruzes
 
Além do show de Mel Duarte, a FLIMC contará com uma sequência de atividades voltadas aos amantes de uma boa leitura no Largo Carmo e no Casarão do Carmo. Estão programados para o evento três dias consecutivos de ações a partir desta quinta-feira (06). A iniciativa é gratuita e o público poderá participar de saraus, palestras, encontros literários, mesas de debate, apresentações artísticas e ainda, a feira literária.
 
O Largo do Carmo está localizado no cruzamento entre as ruas Dr. Corrêa e José Bonifácio, no centro de Mogi das Cruzes.
 
Confira a programação completa, disponível aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail  culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br.