Cidades

Viabilidade do uso do cartão de crédito ou débito na tarifa pode ser analisada na região

Poá, Santa Isabel e Guararema confirmaram a possibilidade de implantação. DS fez consulta aos municípios

23 OUT 2022 • POR Guynever Maropo - de Suzano • 05h00
Cidades da região vão analisar a possibilidade do uso do novo sistema. DS fez consulta às prefeituras das cidades da região - In Press/Divulgação
As cidades do Alto Tietê estudam a implementação do cartão de crédito e débito como meio de pagamento. Atualmente os transportes coletivos do município aceitam dinheiro e vale transporte do coletivo da cidade.
 
O pagamento por meio de cartão já está sendo utilizado nos ônibus da Santa Brígida na região da Vila Olímpia em São Paulo.
 
O DS levantou com as cidades a possibilidade de inserir o novo meio de pagamento. Poá, Santa Isabel e Guararema confirmaram a possibilidade de implantação.
 
Poá estuda com a concessionária dos coletivos para a implantação desta tecnologia. A empresa está fazendo um estudo mais aprofundado para informar sobre a viabilidade de implantação do sistema.
 
O transporte da cidade aceita vale transporte, cartão comum de transporte Radial, cartão escolar e dinheiro.
 
Guararema possui projeto em andamento para implantar o programa de gratuidade no transporte público, que excluirá a necessidade de pagamento da tarifa nos ônibus municipais. No momento o transporte aceita apenas dinheiro para pagamento.
 
Santa Isabel explica que se houver pedido ou solicitação por parte dos usuários haverá um estudo de viabilidade. O transporte opera por cartão vale transporte e dinheiro em cédula de papel.
 
Suzano sempre avalia novidades que possam ser implementadas a fim de melhorar o serviço prestado. No momento, não há previsão para pagar a tarifa nos ônibus via cartão de crédito ou de débito. A Prefeitura esclarece que seria necessário verificar se a tecnologia é compatível com o sistema e os equipamentos atuais. Também avaliar se haveria algum ônus para a concessionária, como taxas, entre outros aspectos.
 
Na aquisição do bilhete eletrônico na loja da administradora OnPag, que fica no Terminal Norte, o usuário pode optar pelo pagamento por cartão de crédito, cartão de débito ou Pix. “Ou seja, não diretamente, mas todas as formas estão disponíveis”.
 
Dentro dos ônibus apenas com dinheiro ou bilhete eletrônico. Caso o usuário tenha o aplicativo da OnPag, ele pode creditar via Pix e utilizar o bilhete eletrônico logo em seguida, de maneira automática.
 
Mogi das Cruzes utiliza o pagamento da tarifa por meio do Cartão Pronto! ou em dinheiro.O Cartão Pronto! possibilita a integração entre linhas, agilidade no embarque e na viagem. Além da segurança de não precisar manusear dinheiro ou cartão de débito e crédito durante o embarque. Para os passageiros que utilizam o Cartão Pronto!, a recarga pode ser feita em uma das unidades da Mogi Passes. 
 
Ferraz de Vasconcelos aceita apenas pagamento dinheiro ou o cartão Onpag da empresa Radial Transporte. A prefeitura esclarece que nas lojas Onpag o cliente consegue comprar a passagem via débito, crédito, dinheiro e Pix. Outro método é o aplicativo Telegram, solicitar a recarga do cartão via pix e passar o cartão Onpag direto no ônibus, sem a necessidade de ir até um ponto de recarga (validador). 
 
Itaquaquecetuba não tem previsão de implantar esse novo sistema de pagamento na cidade. A tarifa do transporte público é paga em dinheiro ou pelo cartão Itaquá Passes. A recarga é feita pelo aplicativo Recarga Pay.