Região

Ipem inspeciona e aprova 138 radares nas cidades da região

Ipem-SP avaliou se os instrumentos atendem as legislações metrológicas

30 OUT 2022 • POR Ingrid Leone - Da Reportagem Local • 15h00
Ipem inspeciona e aprova 138 radares nas cidades da região - Regiane Bento/DS
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) verificou 138 radares, nos últimos 12 meses, nas cidades da região. Todos os equipamentos foram aprovados, somente um radar em Arujá foi verificado e reparado. 
 
No Alto Tietê, Mogi das Cruzes foi o município com mais equipamentos analisados, foram 67 no total. Em seguida, aparece Itaquaquecetuba (21), Arujá (20), Suzano (13), Ferraz de Vasconcelos (8), Guararema (6), Poá (2) e Santa Isabel (1). Na região, Biritiba Mirim e Salesópolis não tiveram radares fiscalizados. No mesmo período analisado, o Estado de São Paulo teve 3 mil equipamentos verificados. O Ipem-SP avaliou se os instrumentos atendem as legislações metrológicas e os Regulamentos Técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vigentes. 
 
O Instituto explicou que cada equipamento não equivale a um local verificado. Na mesma área, pode haver mais de um radar. Por exemplo, um para cada faixa. 
 
Os equipamentos são averiguados para checar se a leitura acompanha a velocidade permitida na via pública. O esperado é verificar se os dados estão corretos e de acordo com a legislação. Caso sejam reprovados, depois da fiscalização, a empresa responsável pelo radar é autuada e o equipamento é interditado. 
 
Os cidadãos podem consultar a situação dos radares no próprio site do Ipem-SP, neste link (https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento). Na página, tem a possibilidade de consultar se os medidores estão com o certificado de verificação válido. Qualquer um pode fazer a solicitação pela internet. A consulta é imediata. 
Fiscalização do Ipem-SP
 
O Instituto de Pesos e Medidas tem suas atribuições e competências delegadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) - autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, e órgão executivo do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) -, compreendendo o controle metrológico legal e dos produtos e serviços sujeitos à avaliação compulsória do Estado de São Paulo.