Maioria dos postos descarta cobrança para calibragem de pneu; Procon não vê irregularidades
18 JUN 2023 • POR Gabriel Vicco - de Suzano • 14h00
Maioria dos postos descarta cobrança - Reprodução
Nas últimas semanas, um assunto que tem sido muito comentado é que alguns postos de gasolina do Estado de São Paulo estão cobrando para que os clientes possam calibrar os pneus de seus carros.
A maioria dos postos em Suzano, no entanto, descarta a cobrança, conforme consulta feita pelo DS.
De acordo com as informações divulgadas na mídia e nas redes sociais, os postos cobram R$ 1,00 por quatro minutos na bomba de calibragem. Caso o consumidor demore mais que quatro minutos, é necessário pagar mais R$ 1,00.
Por isso, o DS foi até seis postos de gasolina de Suzano para saber se essa cobrança já foi implantada na cidade. Em todos, foi afirmado que não há a cobrança e não existe qualquer estudo para começar a utilizar o método.
Procon
Mesmo sem a confirmação de postos cobrando em Suzano, a reportagem entrou em contato com o Procon da cidade para saber se a cobrança é permitida ou não. Em resposta, foi afirmado que não existem irregularidades nas cobranças feitas.
“Esse tipo de serviço sempre foi uma cortesia e, atualmente, a gratuidade pode se manter apenas em casos de compra de produtos e/ou serviços, como abastecimento e troca de óleo”, explica o Procon.
A recomendação do órgão para os motoristas suzanenses é verificar se existe a cobrança antes de utilizar o serviço. Em caso de cobrança, o consumidor deve escolher se quer ou não fazer o pagamento para fazer a calibragem. “A orientação é o consumidor fazer a aferição dos pneus durante o abastecimento para que não seja surpreendido ao utilizar o serviço”, finaliza.