Casos de Covid-19 caem 85,28% com 1.158 registros de janeiro a agosto deste ano
Nos oito primeiros meses de 2022 foram 7.871 casos; neste ano foram 1.158 no mesmo período
19 SET 2023 • POR Gabriel Vicco - de Suzano • 05h00
Casos tiveram queda e a principal recomendação é se vacinar - Glaucia Paulino/Secop Suzano
Os casos de Covid-19 em Suzano tiveram uma queda de 85,28% entre os meses de janeiro e agosto de 2022 e 2023.
De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, nos primeiros oito meses do ano passado foram 7.871 casos positivos. Enquanto isso, no mesmo período deste ano foram 1.158 casos confirmados.
A Prefeitura ressaltou, ainda, que as vacinas seguem disponíveis em todos os 24 postos de saúde do município. Elas são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Os casos de gripe não são contabilizados, de acordo com a Secretaria de Saúde. “Somente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que nem sempre são causados pela gripe, são contabilizados”, esclarece.
Médica dá dicas de prevenção
A diretora da Vigilância em Saúde de Suzano, Maria Cristina Perin, deu dicas de como se prevenir da gripe e da Covid-19.
“A primeira recomendação é se vacinar, temos a vacina da gripe e do Covid. Precisamos manter essas vacinas em dia. É a principal arma que a gente tem. De longe é a parte mais importante que temos de prevenção”.
Ela conta que a utilização de máscara e o distanciamento social quando existem sintomas também são importantes. “Mesmo que não tenha mais a emergência sanitária pela Covid, uma grande experiência que temos que trazer da pandemia é: se estou com sinal de resfriado, eu uso máscara para diminuir a passagem do vírus para outras pessoas e mantenho o distanciamento das pessoas, dentro do possível”, explica.
É importante, também, sempre manter os locais com boa circulação de ar, com as janelas abertas quando possível.
Outras dicas são: lavar as mãos sempre, ficar em repouso, se for possível, e uma alimentação correta, comendo porções de frutas durante o dia.
“Tentar comer três porções de frutas por dia. É importante falar que tem que ser a fruta da época. Por exemplo: em época de laranja e mexerica, tem que comer laranja e mexerica”. Além disso, é importante sempre ingerir muita água.
Essas recomendações não servem apenas para a Covid-19, apesar de terem ficado comuns durante a pandemia. “As recomendações são as mesmas para as duas doenças, porque são vírus transmitidos pelas vias respiratórias. Na época da Gripe Espanhola, no fim da década de 1910, o folder de orientação na época era igualzinho ao que orientamos para a Covid-19”, esclarece.