Secretário detalha ao DS como será avaliação do transporte
Ideia é transformar a cidade em um modelo de mobilidade urbana, segundo Claudinei Galo em entrevista
Suzano se prepara para realizar uma avaliação por pesquisas que pretende ouvir passageiros do transporte público municipal de ônibus e vans para obter informações sobre o perfil dos usuários e a experiência durante as viagens, a partir de estudos e questionários junto à população. O trabalho deverá contemplar, durante três meses, escutas em pontos de parada e abordagens no interior dos coletivos, em diferentes linhas e localidades da cidade.
O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Suzano, Claudinei Galo, apresentou os detalhes ao vivo no programa ‘DS Entrevista’.
A avaliação será100% digital conduzida pela Secretaria. “Esse é um trabalho que vamos realizar junto à Secretaria de Planejamento, a empresa Radial e também com os permissionários, que são os donos das vans. Montamos um QR Code que estará disponível em vários terminais, pontos de ônibus e locais acessíveis para que a pessoa acesse e possa avaliar o serviço prestado hoje. É um trabalho que deve durar cerca de 60 dias”, disse Claudinei.
Segundo ele, a secretaria pretende ter uma resposta quantitativa de cada setor de Suzano para realizar os ajustes necessários. Com a avaliação, pode-se aumentar o número de carros em algumas regiões que estão sendo mais procuradas, melhorar os horários, melhorar a pontualidade, a regularidade e até se for o caso, rever linhas que estão tendo baixa utilização.
Ele lembrou que os dados proporcionarão os instrumentos necessários para que a administração municipal possa traçar um diagnóstico do sistema de transporte coletivo e embasar estudos para a proposição de melhorias no atendimento, assim como facilitar a identificação de gargalos no trânsito. A avaliação pode resultar na projeção de novas linhas e itinerários, na necessidade de mais investimentos em infraestrutura e na simulação de cenários futuros relacionados à organização do transporte e da mobilidade, que também servirão de base para a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.
Além da qualidade do serviço, o trabalho identificará a origem e o destino dos passageiros, registrando o número de pessoas que embarcam e desembarcam dos veículos. Para abranger um número mais expressivo de usuários, serão buscados pontos de grande aglomeração de pessoas como o Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte, e a Estação Suzano da Linha 11- Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanas (CPTM).
MODELO
A ideia é transformar a cidade em um modelo de mobilidade urbana.
A cidade também deve implantar 40 lombadas eletrônicas em toda cidade.
Hoje a fiscalização é feita pela Polícia Militar, Detran e Secretaria Municipal. No entanto, segundo o secretário, está prevista a implantação dos equipamentos em pontos estratégicos por todo o município. Os locais são escolhidos com base em mapeamentos passados de altos índices de acidentes ou excesso de velocidade.
Claudinei Galo afirma que essa é uma mudança importante para a fiscalização da cidade. “As lombadas vão funcionar 24 horas por dia, vão ter leitor de placa, vão identificar se o carro é roubado, furtado, se o IPVA está em dia e vão também permitir que a gente tenha dados estatísticos de como está o trânsito em cada região”.
Travessia de pedestres e ciclistas
Hoje, Suzano possui uma frota de aproximadamente 180 mil veículos. Além do grande fluxo municipal, a cidade tem divisa com Poá, Ferraz, Mogi e Itaquaquecetuba. O trânsito seguro é uma das principais preocupações da Secretaria de Transporte de Suzano. Em entrevista ao DS, o Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano, Claudinei Galo, reforçou medidas que melhoram a passagem segura de pedestres e ciclistas em meio aos carros.
Atualmente, o município possui mais de 30 travessias elevadas em locais de grande circulação de pedestres, como escolas, hospitais e centros comerciais. “A gente observava que em muitos pontos da cidade, mesmo com faixa de pedestre, as pessoas não respeitavam. Acabava tendo atropelamento e muitos outros riscos de acidentes. Com a travessia elevada, o motorista é obrigado a reduzir a velocidade, e isso aumenta a segurança”, afirmou o secretário.
Além disso, com mais de 15 quilômetros implantados na cidade, a Secretaria de Transporte planeja chegar a 50 quilômetros nos próximos anos para manter a segurança dos ciclistas nas ruas. “As ciclofaixas são pintadas no chão, normalmente em avenidas largas, onde conseguimos dividir o espaço com segurança. Já as ciclovias são exclusivas, geralmente separadas fisicamente do trânsito de carros”, afirmou. Além disso, Claudinei destacou que: “Estamos trabalhando em parceria com a Secretaria de Planejamento para ampliar ainda mais essa malha cicloviária. Queremos integrar a bicicleta aos outros modais: ter bicicletários nos terminais, permitir que as pessoas possam fazer parte do trajeto de bicicleta e depois seguir de ônibus, por exemplo. É um plano de mobilidade completo, que respeita todos os meios de locomoção”.