Região

Serviços do Poupatempo crescem e tempo de espera cai pela metade

No Alto Tietê são seis unidades. Avanços são fruto de uma estratégia de transformação digital liderada pela Secretaria de Gestão e Governo Digital

11 MAI 2025 • POR Da região com Agência São Paulo • 16h00
Expansão do serviço incluiu a inauguração de 36 novos postos em cidades estratégicas como Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, São Carlos, Sorocaba, entre outras - Mauricio Sordilli/Secop Suzano

O Poupatempo de São Paulo, maior central de serviços públicos do Brasil, ampliou em 1.300% a oferta de serviços digitais nos últimos dois anos, alcançando 3,7 mil soluções disponíveis em seus canais eletrônicos. No Alto Tietê são seis unidades. A modernização também resultou na redução pela metade do tempo médio de espera dos usuários, que caiu de 13 para 6 minutos, além de diminuir o tempo de atendimento de 12 para 7 minutos.

Os avanços são fruto de uma estratégia de transformação digital liderada pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) e executada pela Prodesp – Empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo. Com foco em eficiência e experiência do usuário, a iniciativa já gerou uma economia de R$ 228 milhões aos cofres públicos em 2024, mesmo com a ampliação da rede física de atendimento, que agora conta com 245 unidades e 640 totens espalhados por todo o estado.

A expansão do serviço incluiu a inauguração de 36 novos postos em cidades estratégicas como Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, São Carlos, Sorocaba, São José do Rio Preto e na Região Metropolitana de São Paulo. O reforço na infraestrutura também contribuiu para ampliar o acesso da população, inclusive em áreas remotas, a serviços públicos essenciais.

O programa atingiu um índice de aprovação de 98,7% entre os cidadãos. A economia registrada se divide entre prevenção de despesas futuras (50,7%) e redução de custos operacionais (49,3%), o que reforça a sustentabilidade financeira do modelo.

De janeiro de 2023 a abril de 2025, o Poupatempo realizou 6,1 milhões de renovações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 2,2 milhões de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e mais de 53 mil transferências digitais de veículos. Ao todo, o programa oferece 4.311 serviços, com mais de 45 milhões de atendimentos presenciais e 76 milhões de interações digitais apenas em 2024.

Parcerias para o futuro

Para manter a excelência no atendimento, o Governo de São Paulo realizou, em abril, a licitação de sete lotes para a gestão dos postos presenciais, por meio do Pregão Eletrônico nº 90005/2025. O modelo, em vigor desde 2006, prevê parcerias com empresas privadas, com financiamento integral do estado.

Além disso, está em andamento o Chamamento Público nº 003/2024, em caráter consultivo, que busca novas soluções e parcerias com o setor privado para aprimorar o programa por meio da inovação tecnológica e de modelos sustentáveis de gestão.

PRÊMIO

O Poupatempo foi novamente reconhecido no Prêmio iBest 2024, sendo eleito como a melhor iniciativa digital do Brasil na categoria Governo Estadual – voto academia. Após ter vencido em 2023, o programa reafirma seu papel na modernização dos serviços públicos, atuando como referência em atendimento de qualidade.

Gerido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) e operacionalizado pela Prodesp, o Poupatempo é um dos instrumentos de transformação digital do Governo de SP, tornando, desde 2023, a prestação de serviços públicos cada vez mais ágeis, digitais e transparentes.

Como resultado, foram lançados o novo portal e o novo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, o que ampliou significativamente a oferta de serviços digitais. Atualmente, são 4,3 mil opções disponíveis no portal, app, totens de autoatendimento e WhatsApp – pelo número (11) 95220-2974.

A cerimônia de premiação aconteceu em Porto Alegre (RS) e contou com a presença do subsecretário de Governo Digital, João Rodrigues, e dos diretores Thiago Waltz (Comercial) e Carlos Netto Vaz (Serviços ao Cidadão).

“O novo Poupatempo SP.GOV.BR sintetiza o trabalho que realizamos na SGGD para melhorar os serviços ao cidadão no Governo de SP e combater a burocracia. Este prêmio reconhece nosso esforço”, disse João Rodrigues, que representou o secretário de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade, no evento.

Para Carlos Netto Vaz, o prêmio reflete o trabalho dedicado à população paulista. “Estamos empenhados em expandir a marca SP.GOV.BR e, de maneira prática e segura, oferecer cada vez mais serviços de qualidade a todos os cidadãos do estado”, afirmou.

Referência digital

Considerado o maior prêmio digital do Brasil, o iBest conta com votação popular e júri técnico/acadêmico. A premiação reconhece as melhores soluções e personalidades que se destacaram em mais de cem categorias no cenário digital, incluindo plataformas de comunicação, redes sociais, sites e aplicativos ao longo de 2024.