Editorial

Vacinação

18 MAI 2025 • POR editoracao • 05h00

Na semana passada, o Governo de São Paulo anunciou a expectativa de ampliar a cobertura vacinal contra a influenza depois do Dia D de vacinação promovido no último sábado (10). As estimativas dão conta que a campanha fez aumentar em até três pontos percentuais a cobertura da vacina contra gripe. Com isso, o Estado de São Paulo avança para alcançar a meta de imunização.
Os municípios do Alto Tietê também fortalecem a campanha por meio de campanhas, orientação e conscientização da população.
A campanha do último sábado foi direcionada para 19,3 milhões de pessoas que formam o grupo prioritário para receber a vacina. Nele, encontram-se crianças de até 6 anos, grávidas, puérperas, idosos, entre outros. No grupo prioritário, a cobertura vacinal no estado é de 24,41%. O Dia D procurou aumentar essa porcentagem.
O Dia D facilita o acesso à vacinação, porque além das unidades de saúde, que ficaram abertas, também tivemos outros locais para vacinação do público-alvo recomendado para aumentar a cobertura vacinal contra influenza.
O balanço final depende da consolidação dos dados pelas prefeituras municipais. No entanto, a estimativa é que o Dia D tenha aumentado a cobertura vacinal contra influenza em até 3 pontos percentuais. “As estratégias realizadas pelos municípios e as estratégias de combate às notícias falsas e à hesitação vacinal por parte da Secretaria Estadual de Saúde têm impactado positivamente nas coberturas vacinais”, diz Lígia.
Quem não tomou a vacina contra influenza no Dia D pode procurar o imunizante nas unidades de saúde. Atualmente, o foco da intensificação de vacinação são aqueles que fazem parte do grupo prioritário. Saiba mais sobre quem pode tomar a vacina contra a gripe. Vale lembrar que a estratégia de vacinação também é de responsabilidade dos municípios. Por isso, procure o site da sua prefeitura ou uma unidade de saúde para mais informações.