Cidades

Inaugurada neste ano, Defensoria Pública de Suzano realiza 1.016 atendimentos

31 MAI 2025 • POR Yasmin Torres - de Suzano • 20h00
Defensoria tem mais de mil atendimentos - Divulgação
A Defensoria Pública de Suzano, inaugurada em março deste ano, já realizou 1.016 atendimentos. Localizada na Rua Aurora, na Vila São Francisco, a unidade conta com quatro defensores públicos, além de servidores e estagiários. De acordo com dados atualizados nesta segunda-feira (26), foram atendidas 859 pessoas, número menor que o total de atendimentos, pois alguns solicitantes buscaram o serviço mais de uma vez.
 
A principal demanda registrada pela instituição é relacionada à pensão alimentícia, guarda e visitas, somando 147 atendimentos. Em seguida, aparecem os casos de cumprimento de sentença de pensão alimentícia, com 127 assistências. Logo depois, vêm os atendimentos sobre divórcio, que totalizaram 110 atendimentos, sendo 57 consensuais e 53 litigiosos. Outro pedido frequente é o de inventário, procedimento que identifica os bens, direitos e dívidas de uma pessoa falecida para repassá-los aos herdeiros, com 34 atendimentos ao todo.
 
O perfil dos solicitantes é majoritariamente feminino, representando 60,42% do número de pessoas atendidas. O público masculino corresponde a 32,95%, enquanto 6,64% não informaram o gênero. Já em relação a idade, o principal grupo tem de 40 a 44 anos, totalizando 131 atendimentos nessa faixa etária.
 
Não há dados específicos sobre a renda dos atendidos, mas a Defensoria informa que têm direito ao serviço pessoas com renda familiar de até três salários mínimos mensais, podendo chegar a quatro em casos excepcionais. Assim, todas as pessoas atendidas estão nesse critério.