Cidades

Conselhos tutelares registram 2,4 mil atendimentos em quatro meses deste ano

15 JUN 2025 • POR Gabriel Vicco - de Suzano • 16h00
Conselhos registram 2,4 mil atendimentos - Luana Bergamini/Secop Suzano
Os conselhos tutelares de Suzano registraram, ao longo dos primeiros quatro meses de 2025, 2.466 atendimentos. As informações abrangem os conselhos das regiões central e norte da cidade.
 
De acordo com as informações da Prefeitura, juntamente com os conselhos, foram realizados 940 atendimentos entre janeiro e abril no conselho tutelar do centro de Suzano. Já na unidade da região norte, foram feitos 1.526 atendimentos.
 
A Prefeitura afirmou que o volume este dentro da média histórica. “Cabe destacar que a complexidade das situações permanece alta, demandando articulação com os serviços da rede socioassistencial, educacional, de saúde e de justiça”, disse a Prefeitura.
 
As principais demandas no conselho tutelar central, denominado como Conselho Tutelar 1 (CT1), são: situações de negligência e risco social grave; violência doméstica, física, psicológica e sexual (intra e extrafamiliar); conflitos familiares e disputas relacionadas à guerra de menores; frequência e permanência escolar, incluindo evasão, indisciplina e falta de transporte; e encaminhamentos para acolhimento institucional ou intervenção judicial.
 
Enquanto isso, no Conselho Tutelar 2 (CT2), na região norte, os principais atendimentos são relacionados aos seguintes temas: conflito familiar; pais ou responsáveis dependentes químicos; agressão física; agressão psicológica; evasão escolar; pedido de transferência e transporte escolar; desestrutura material/moral/familiar; negligência; e situação de abandono.
 
A nova sede do CT2 foi inaugurada pela Prefeitura de Suzano no dia 15 de abril. A administração disse que os atendimentos no local estão atendendo as expectativas. “A procura por informações e orientação tem aumentado com a divulgação sobre a nova sede”, disse.