Cidades

Procon registra quase dez mil reclamações no Alto Tietê

Unidades mostram como reclamações referentes a serviços financeiros vem se tornando mais frequentes neste ano

22 JUN 2025 • POR Yasmin Torres da Reportagem Local • 08h00
Procon registraram uma soma de 9.679 reclamações até 12 de junho deste ano - Mauricio Sordilli/Secop Suzano

As unidades do Procon nas cidades do Alto Tietê registraram uma soma de 9.679 (quase dez mil) reclamações até 12 de junho deste ano. Destes, a principal reclamação é referente a serviços financeiros, como os recentes casos de descontos indevidos dos beneficiários no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É importante ressaltar que apenas os municípios de Suzano, Mogi das Cruzes, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Santa Isabel responderam à demanda.

Entre as cidades que responderam, Mogi das Cruzes aparece em primeiro lugar com o número de reclamações. Como Guararema não possui uma unidade exclusiva do Procon, é atendida pelo posto de Mogi, por isso, os 5.316 atendimentos registrados correspondem à soma dos dois municípios. A divisão mensal foi de 534 reclamações em janeiro, 482 em fevereiro, 440 em março, 430 em abril e mais 430 em maio, além de uma média de 600 atendimentos telefônicos por mês. A cidade não respondeu sobre o número de atendimentos em junho.

Entre as infrações relatadas na cidade, estão 128 autos lavrados, 91 orientações e 17 fiscalizações sem constatação de irregularidades (RAFS). Já as principais reclamações foram sobre empréstimos consignados e cartões de crédito, sobretudo envolvendo idosos, além de problemas com operadoras de telefonia.

Em Suzano, o Procon registrou 914 atendimentos, sendo 188 em janeiro, 172 em fevereiro, 163 em março, 141 em abril, 174 em maio e 76 até a primeira quinzena de junho. As reclamações mais frequentes neste ano estão relacionadas a empréstimos consignados, especialmente cartões consignados, sobre os quais muitos consumidores idosos desconhecem a contratação, acumulando dívidas que se tornam intermináveis.

Também houve um número expressivo, como em todo o ano de 2024, de queixas contra associações e sindicatos, que descontaram indevidamente mensalidades da folha de pagamento dos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas. Além disso, há ainda reclamações relacionadas a ofertas não cumpridas e serviços não fornecidos, seguidos ainda por dificuldade de cancelamento de serviços e cobranças em duplicidade.

O Procon de Itaquaquecetuba somou 1.715 reclamações até junho deste ano, colocando a cidade como segunda maior no ranking de atendimentos. Sendo janeiro com 479 atendimentos, fevereiro com 239, março com 251, abril com 260, maio com 364 e junho, até o momento, com 122 atendimentos. As principais queixas estão ligadas a serviços financeiros, setor que tem concentrado a maior parte das demandas dos consumidores do município. Já em Ferraz de Vasconcelos, a média foi de 149 atendimentos por mês, totalizando 894 em 2025. Do total, foram 196 em janeiro, 160 em fevereiro, 172 em março, 153 em abril, 165 em maio e 48 até o dia 12 de junho. As reclamações mais recorrentes são referentes a serviços financeiros, como cobranças indevidas, crédito consignado e contratação de produtos não solicitados. O Procon de Santa Isabel, por sua vez, realizou 840 atendimentos formais neste ano. A cidade não especificou a distribuição mensal dos registros, mas informou que as principais reclamações também estão relacionadas a descontos indevidos em benefícios previdenciários.