Alto Tietê recolhe pelo menos 29,2 mil toneladas de lixo por mês
Quatro cidades descartam os resíduos no aterro sanitário que fica no município de Jambeiro
A região recolhe, mensalmente, pelo menos 29,2 mil toneladas de lixo domiciliar. Os dados são das prefeituras de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá, Guararema e Ferraz de Vasconcelos.
Das seis cidades, quatro descartam os resíduos no aterro sanitário que fica no município de Jambeiro.
Mogi se destaca entre cidades. Segundo a prefeitura, por mês, são coletados em média 11,5 mil toneladas de lixo, cerca de 383 diariamente, que são encaminhados para o aterro sanitário na cidade de Jambeiro.
Em Suzano, segundo a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, são recolhidas, em média, 7 mil toneladas de resíduos domiciliares por mês, o que representa mais de 230 toneladas por dia. Os resíduos também são enviados para o aterro sanitário na cidade de Jambeiro.
Itaquá, assim como Suzano, recolhe aproximadamente 7 mil toneladas de resíduos mensalmente, 230 toneladas diárias, segundo a Secretaria de Meio Ambiente. A coleta é realizada pela concessionária Peralta, que destina os resíduos ao Aterro CDR Pedreira, localizado na cidade de São Paulo.
Na cidade de Arujá, a prefeitura informa que cerca de 2.200 toneladas de resíduos são recolhidas por mês, média de 74 toneladas diárias, e destinados ao aterro Anaconda Ambiental Empreendimentos, no município de Santa Isabel.
Guararema recolhe em média 1.137 toneladas de lixo por mês, 37,9 toneladas por dia, segundo a administração municipal. Os resíduos são levados até um transbordo da cidade e encaminhados para um aterro sanitário, também, no município de Jambeiro.
Por fim, em Ferraz de Vasconcelos são recolhidas 400 toneladas de lixo domiciliar mensalmente, 13,3 toneladas por dia, e destinados à cidade de Jambeiro.