Cidades

Iniciativas públicas buscam combate ao racismo no Alto Tietê

Informações são de Suzano, Mogi, Itaquá, Ferraz, Arujá e Guararema

14 SET 2025 • POR Gabriel Vicco - da Reportagem Local • 08h00
Iniciativas públicas buscam combate ao racismo no Alto Tietê - WANDERLEY COSTA/SECOP SUZANO

As prefeituras do Alto Tietê têm mantido ações de combate ao racismo. As informações são de Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Arujá e Guararema. As demais cidades não responderam aos questionamentos até o fim da reportagem.

A Prefeitura de Suzano disse que conta com o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir). Além disso, a administração já promoveu eventos, como o “Dia de Luta contra o Racismo” e a “1ª Conferência da Igualdade Racial”, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A população consegue ter acesso às informações do combate ao racismo por meio do Espaço dos Conselhos da cidade, localizado na Rua Monsenhor Nuno, 595, no Centro. O telefone do local é o 4748-8157.

Em Mogi, a administração disse que “as políticas de combate e prevenção ao racismo e à discriminação fazem parte da rotina de todas as secretaria e departamentos”.

A cidade também conta com o Compir e realiza diversas ações em parceria com o conselho, como o Festival da Mulher Negra, encontros e palestras. O objetivo é sempre manter os servidores públicos e a população informados sobre conceitos de racismo, preconceito, discriminação, injúria racial, intolerância religiosa e xenofobia.

“É fundamental que cada cidadão seja orientado e adquira o conhecimento necessário para identificar e combater injustiças, reafirmando o compromisso com a dignidade humana e com a luta incessante para que a igualdade seja realidade e prática diária”, disse a Prefeitura, que disponibiliza o aplicativo da Ouvidoria para a população ter acesso às informações sobre as ações.

A Prefeitura de Itaquá informou que tem desenvolvido ações de enfrentamento ao racismo com iniciativas em diferentes áreas. A cidade tem formações contínuas para profissionais da Educação, além de elaborar materiais pedagógicos e valorizar as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas.

A Prefeitura destacou o grupo de trabalho “Educação para as Relações Étnico-Raciais”, que atua no âmbito do núcleo pedagógico para articular, implementar e monitorar práticas alinhadas ao Ministério da Educação.

O trabalho atua em iniciativas como a inclusão do tema nos cadernos orientadores, no plano de ensino e no currículo municipal, além de palestras, rodas de conversa, seminários, visitas pedagógicas e produção e distribuição de materiais didáticos específicos e campanhas educativas sobre a representatividade e o combate ao racismo.

A Prefeitura também conta com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), vinculado à Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, fortalecendo os canais de diálogo com a população e organizando atividades de conscientização.

A Prefeitura lançou, recentemente, a cartilha da igualdade racial, divulgada nas redes sociais e no site da administração. O trabalho será feito com ações sazonais como rodas de conversa e encontros formativos. “Além disso, equipes técnicas mantêm canais de escuta e acompanhamento das demandas relacionadas ao tema, garantindo à população espaços permanentes de acolhimento e encaminhamento”, finalizou a Prefeitura.

Em Ferraz de Vasconcelos, existe o Conselho de Promoção da Igualdade Racial, que trata dos assuntos. A administração disse contar com projetos que visam o combate ao racismo. Recentemente, foi organizada a comissão para o desenvolvimento de documentos mais robustos, como o guia de relações étnico-raciais e protocolos de ação contra racismo dentro do espaço escolar. 

A Secretaria de Educação também tem desenvolvido o combate ao racismo a partir da formação contínua e capacitação dos profissionais da pasta para abordar e identificar o tema, tanto dentro do contexto pedagógico quanto do contexto social.

O canal, de acordo com a Prefeitura, para entrar em contato com o Conselho de Promoção de Igualdade Racial é o e-mail: compir@ferrazdevasconcelos.sp.gov.br

A Prefeitura de Arujá tem a Diretoria de Igualdade Racial, que tem estruturado uma série de políticas e ações voltadas ao combate ao racismo e à promoção da equidade racial.
Entre as iniciativas estão: formações antirracistas, com o objetivo de capacitar os servidores para reconhecer e enfrentar o racismo estrutural; atividades culturais e educativas; e a valorização do protagonismo negro, homenageando pessoas e reconhecendo suas trajetórias de resistência, superação e contribuição social;

Na Educação, a pasta tem atuado continuamente com diretores e coordenadores, orientando práticas de educação antirracista, valorização da diversidade cultural e inserção da cultura afro-brasileira e indígena no cotidiano escolar, assegurando que a criança negra seja reconhecida como protagonista.

A Diretoria de Igualdade Racial está localizada na Sede da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, na Rua Prudente de Morais, 280, no Centro de Arujá, e funciona como canal permanente de orientação e acolhimento da população.

Em Guararema, a Prefeitura apenas informou que o combate ao racismo é tratado por diferentes áreas da administração, como assistência social, cultura e principalmente Educação, com atividades lúdicas dentro de sala de aula.