Projeto de transporte de passageiros da CPTM

Tarcísio descarta ligação entre Suzano e Rio Grande da Serra: 'Nem faria sentido'

Governador afirmou que Suzano já está conectado com a rede metroferroviária

18 NOV 2025 • POR Edgar Leite - da Reportagem Local • 05h00
Tarcísio descarta ligação entre Suzano e Rio Grande da Serra: 'Não faria sentido' - Isabela Oliveira/DS

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) descartou a possibilidade de uma ligação de trem de passageiros entre Suzano e Rio Grande da Serra na ferrovia já existente, utilizada atualmente por composições de carga. “Não está no radar ainda. Nem faria sentido (esse projeto) neste momento, pois Rio Grande da Serra e Suzano já estão conectados com a rede (metroferroviária), e o trajeto mais comum é dessas cidades para o Centro de São Paulo”, disse o governador.

As declarações foram dados ao jornal Diário de Grande ABC, que repercutiu com Tarcísio o tema em entrevista exclusiva. O DS trouxe, na semana passada, que o tema seria levado pelos deputados estaduais André do Prado (presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo) e Marcos Damasio, os dois do PL, para apreciação do Estado.

Os dois parlamentares defendem a proposta de conectar passageiros de Suzano a Rio Grande da Serra, passando também por Ribeirão Pires.

Na edição do dia 9 de novembro, o DS trouxe informação de que o Movimento de Implantação de Trem entre Rio Grande da Serra e Suzano (MTRS) ganhou força nas redes sociais e reforça um pedido feito desde os anos 2000.

Na ocasião, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) descartou a implantação de estação de trem em Palmeiras, assunto que voltou a ser falado nas redes sociais nos últimos dias.

A companhia informou que “o trecho férreo (que liga as cidades de Suzano e Rio Grande da Serra) pertence à MRS Logística, e os sistemas de trens de carga e de passageiros são incompatíveis”.

No início dos anos de 2000, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Palmeiras iniciou uma campanha para a eletrificação da estrada de ferro que liga as duas cidades, para o transporte de passageiros.

A ideia foi colocada em pauta em reuniões do conselho na Chácara do Amâncio (Rua Hélio, 469, na Estância Angelina).

Desta vez, nos últimos dias, o MTRS reforçou a iniciativa para buscar a criação de uma linha de trem que ligue os dois municípios, facilitando a locomoção de passageiros que vêm do ABC Paulista. 

Uma linha chamada EF479 já existe no trecho desejado, mas atualmente é utilizada apenas para o transporte de cargas. As informações são do jornalista Douglas Pires, que abordou o tema em um vídeo publicado em seu canal no YouTube.

A ferrovia, que liga Rio Grande da Serra a Suzano, tem cerca de 30 quilômetros de extensão e foi construída entre 1966 e 1971. Em 2005, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizou um estudo para avaliar a viabilidade de transformar o trecho em uma linha de transporte público, mas concluiu que não havia demanda suficiente. O projeto previa, inclusive, a construção de novas estações, como as de Ourofino Paulista, Palmeiras e Jardim Cacique, que juntas somariam quase 80 mil habitantes atendidos.