Com acervo de 113 mil livros, bibliotecas recebem 5,8 mil leitores por mês, aponta balanço
7 DEZ 2025 • POR Gabriel Vicco - de Suzano • 15h00
Biblioteca de Suzano conta com importante acervo - Wanderley Costa/Secop Suzano
As bibliotecas do Alto Tietê contam com um acervo de aproximadamente 113 mil livros, mas têm um baixo número de leitores por mês: 5,8 mil visitantes mensais, em média. São, ao menos, 11 bibliotecas públicas no Alto Tietê.
Os dados são de Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Arujá e Guararema. Os demais municípios não responderam aos questionamentos até o fechamento da reportagem.
Em Suzano, a Prefeitura informou que são seis bibliotecas públicas, com a principal localizada no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. As demais estão no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido; no Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato; no Centro Cultural Casa Branca Fumiko Fukushima Katsumata; no Centro Cultural Boa Vista Nelson da Cruz; e na Casa de Cultura Palmeiras Professor Luiz Antônio da Silva.
Na cidade o acervo é de cerca de 35 mil livros e revistas de diversos gêneros. Aproximadamente mil pessoas por mês passam pelos locais e 450 livros são emprestados mensalmente.
Para alugar um livro nas unidades de Suzano, é necessário comparecer em uma das unidades com documento de identidade e comprovante de residência da cidade. Após a apresentação dos documentos, o leitor pode retirar sua carteirinha de acesso.
De acordo com a Prefeitura, os interessados podem pegar até dois livros simultaneamente, com um prazo de 14 dias para devolução.
Mogi conta com uma biblioteca municipal, localizada no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. O local conta com acervo aproximado de 30 mil livros. A média de leitores que frequentam o local é de 320 por mês.
É possível consultar o acervo digitalmente, pelo site biblioteca.pmmc.com.br, com a pesquisa podendo ser feita por autor, título ou assunto.
Para se associar é necessária a apresentação de duas fotos 3x4, um documento de identidade e um comprovante de residência atual. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 4798-6986.
A Prefeitura de Itaquá informou que conta com uma biblioteca municipal, localizada na Secretaria de Cultura. O local conta com um acervo de 18 mil livros para consulta e empréstimo. O interessado pode pegar até três unidades por 15 dias, com o cadastro sendo feito pessoalmente ou pelo site cutt.ly/23EG9Au.
A Biblioteca Municipal Professor Aroldo de Azevedo recebe, mensalmente, cerca de 1,5 mil leitores.
Em Ferraz de Vasconcelos, a Prefeitura informou que existe uma biblioteca municipal, localizada no Centro da cidade. O espaço tem um acervo de aproximadamente 3 mil livros e recebe cerca de 200 pessoas mensalmente.
De acordo com a administração, uma das obras mais procuradas no local é “Capitães de Areia”, de Jorge Amado. Livros de romance são os mais procurados na biblioteca de Ferraz.
Para alugar um livro na biblioteca é necessário levar o comprovante de endereço e o documento original com foto.
Em Arujá, a biblioteca municipal está localizada no Jardim Planalto e tem um acervo de aproximadamente 15 mil livros. O local recebe cerca de 350 leitores mensais.
Para o empréstimo de livros é necessário fazer um cadastro apresentando o RG e comprovante de residência. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável.
A Prefeitura de Guararema informou que conta com uma biblioteca municipal, localizada dentro da Estação Literária Professora Maria de Lourdes Évora Camargo.