Vistoria em veículos escolares
A vistoria do transporte escolar é crucial para garantir a segurança das crianças, verificando as condições do veículo (freios, pneus, luzes, cintos) e a regularidade do motorista (habilitação, curso específico), prevenindo acidentes e assegurando que o serviço atenda às normas do CTB e proteja os alunos de riscos, além de dar tranquilidade aos pais e permitir o acesso à educação para todos, incluindo alunos com mobilidade reduzida.
Em Suzano, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano iniciou a vistoria semestral nas vans e ônibus que realizam o transporte escolar no município. A iniciativa contempla os veículos que atendem aproximadamente 20 mil estudantes das redes pública e particular e segue até o último dia útil do mês (30/01).
A expectativa da pasta é que mais de 300 veículos passem pelo processo durante o período. Até o momento, mais de 50 vans já foram fiscalizadas. A ação tem como objetivo garantir que os veículos estejam em condições adequadas de circulação antes do início do ano letivo, assegurando mais segurança para crianças e adolescentes que utilizam o serviço diariamente em diferentes regiões da cidade.
O procedimento começa com a análise da documentação obrigatória dos motoristas e monitores, incluindo habilitação, autorizações e certificados exigidos pela legislação. Em seguida, os veículos passam por uma inspeção técnica completa, que avalia itens como estado de conservação, pneus, sistema de iluminação, assentos, tacógrafo e demais equipamentos de segurança.
O DS trouxe, esta semana, reportagem mostrando que a escolha do mês de janeiro para a realização do trabalho se deve ao período de férias escolares, o que possibilita que as vistorias ocorram sem interferir na rotina dos alunos e com maior organização para os responsáveis pelo transporte. O procedimento volta a ser realizado no meio do ano, para atendimento durante o segundo semestre letivo.
As vistorias estão sendo realizadas na sede da secretaria, situada na rua José Correa Gonçalves, 152, no centro, com a participação de oito fiscais do Departamento de Fiscalização de Transporte, responsáveis por conduzir as avaliações e orientar os permissionários quanto às adequações necessárias, quando identificadas.
O selo de vistoria indica que o veículo passou por inspeção semestral, confirmando a segurança para os estudantes.