Cidades

Ferraz promove 2º Encontro de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolesc

Ação integra a campanha Faça Bonito e fortalece a rede de proteção no município

7 MAI 2026 • POR De Ferraz • 12h04
Ferraz promove 2º Encontro de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescente - Camille Melo / Secom FV

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ferraz de Vasconcelos realizou, nesta quarta-feira (6), o 2º Encontro Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta atividade aconteceu no auditório da ETEC, reunindo profissionais da rede socioassistencial e representantes de diferentes áreas para alinhar estratégias e reforçar o trabalho conjunto no enfrentamento à violência.

A iniciativa faz parte das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e integra a mobilização nacional do Maio Laranja, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000, a data simboliza a luta pela proteção dos direitos da infância e adolescência e destaca a importância de ações contínuas de prevenção e responsabilização.

Durante o encontro, foi reforçada a importância da articulação entre os diversos serviços e políticas públicas, com foco na qualificação dos profissionais e no fortalecimento da rede de proteção. A proposta é ampliar a capacidade de resposta do município diante de situações de violência, com base nos eixos da campanha Faça Bonito: mobilização social, qualificação técnica e incidência política.

O secretário municipal de Assistência Social, Marcos Rogério de Oliveira Santos, destacou a relevância da iniciativa para o município. “Esse encontro reforça nosso compromisso com a proteção de crianças e adolescentes. Ao fortalecer a rede e qualificar os profissionais, ampliamos nossa capacidade de atuação e garantimos um atendimento mais efetivo às situações de violação de direitos”, afirmou.