Lance Livre

LANCE LIVRE 27-05-2026

27 MAI 2026 • POR editoracao • 05h00

Téo Cusatis  em Brasília 
A reunião do vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis, com o ministro das Cidades, Antônio Vladimir Moura Lima, em Brasília (DF), na semana passada, vai render bons resultados para a cidade. 
 
Objetivo 
O objetivo foi articular a liberação de recursos federais destinados a obras e investimentos em infraestrutura para o município. 
 
Dezembro  de 2025 
A agenda deu prosseguimento às tratativas iniciadas em dezembro do ano passado, quando o vice-prefeito esteve no Ministério das Cidades para apresentar propostas voltadas às áreas de pavimentação, drenagem e mobilidade urbana, incluindo ações do programa Integra Mogi, compromisso da atual gestão para impulsionar a integração viária da cidade, com maior conexão e valorização dos bairros. 
 
Baleia Rossi 
Durante a reunião da semana passada, intermediada pelo deputado federal Baleia Rossi e pelo vereador Mauro Araújo, foram debatidos convênios e projetos que aguardam evolução técnica e administrativa junto ao Governo Federal, com foco prioritário em três obras estruturantes: a implantação da Perimetral Sul, a revitalização completa da Avenida Engenheiro Miguel Gemma e a ampliação e recuperação da Avenida Japão, no trecho entre os bairros Conjunto Santo Ângelo e Parque São Martinho.
 
Proposta de  Rodrigo Gambale
Diante do crescimento dos casos de ansiedade, depressão e outros transtornos, o Brasil enfrenta um grande desafio: a falta de profissionais especializados em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). Para enfrentar esse cenário, o deputado Rodrigo Gambale apresentou um projeto de lei que cria o Programa Nacional de Financiamento Estudantil em Saúde Mental (PRONAFESM).
 
Estrutura do Fies
A proposta utiliza a estrutura já existente do Fies para financiar a formação de estudantes em áreas essenciais como Psicologia, Psiquiatria, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, com foco no atendimento à população pelo SUS.