Lei Maria da Penha

Ferraz celebra os 20 anos da Lei Maria da Penha e abre a programação do agosto lilás

Solenidade reuniu autoridades, forças de segurança e representantes da rede de proteção para reforçar o compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher

7 AGO 2026 • POR de Ferraz • 14h43
Solenidade reuniu autoridades, forças de segurança e representantes da rede de proteção para reforçar o compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher - Isis Katarine / Secom FV

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realizou, na manhã desta sexta-feira (7), a solenidade em comemoração aos 20 anos da Lei Maria da Penha, marco histórico na defesa dos direitos das mulheres brasileiras. O evento também marcou a abertura oficial da programação do Agosto Lilás, campanha dedicada à conscientização, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.

A cerimônia reuniu autoridades municipais, representantes das forças de segurança, integrantes da rede de proteção, servidores públicos e convidados no Auditório da Prefeitura.

Compuseram a mesa de honra a prefeita Priscila Gambale, a vereadora Professora Selma, a secretária municipal de Segurança Urbana e Defesa Civil, Daniele de Freitas, a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Ferraz de Vasconcelos, Dra. Tatiana Kajimura, o delegado titular da DDM e da Delegacia Sede de Itaquaquecetuba, representando a Seccional de Polícia da região, Dr. Amadeu Ricardo dos Santos, a coordenadora executiva da Mulher, Juliane Gallo, e a subcomandante da Guarda Civil Municipal e coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Ivone Aparecida.

Na sequência, os participantes acompanharam a palestra "20 anos da Lei Maria da Penha: avanços, desafios e o fortalecimento da rede de proteção", ministrada pela escrivã-chefe da Delegacia de Defesa da Mulher de Itaquaquecetuba, Dra. Helena Kimie Takara Alves, que abordou os avanços conquistados nas últimas duas décadas e os desafios permanentes para combater a violência de gênero.

A coordenadora executiva da Mulher, Juliane Gallo, destacou que a data simboliza o fortalecimento das políticas públicas e da atuação integrada entre os órgãos de proteção.

"Celebrar os 20 anos da Lei Maria da Penha é reconhecer uma conquista histórica para as mulheres brasileiras, mas também reafirmar que ainda temos muito trabalho pela frente. Em Ferraz, seguimos fortalecendo a rede de atendimento, promovendo informação, acolhimento e ações que garantam proteção e dignidade às mulheres."

A delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Ferraz de Vasconcelos, Dra. Tatiana Kajimura, ressaltou a importância da união entre as instituições no enfrentamento à violência.

"O combate à violência contra a mulher depende de uma rede forte e articulada. Quando poder público, forças de segurança e sociedade caminham juntos, ampliamos a proteção às vítimas e fortalecemos o acesso aos seus direitos."

Ao longo de agosto, a Prefeitura promoverá uma série de atividades educativas e de conscientização em diferentes equipamentos públicos, reforçando o compromisso do município com a prevenção da violência, o acolhimento das vítimas e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.