Centro Cultural Moriconi abre exposição 'MoViMeNtO' com 200 obras
Mostra fica aberta até o dia 28, entre segunda e sexta-feira, das 9 às 17 horas, e convida o público a refletir sobre a relação entre movimento, natureza e expressão artística
A Secretaria Municipal de Cultura lançou na última sexta-feira (07/08) a exposição “MoViMeNtO” no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro), que apresenta ao público, até dia 28, 200 obras do artista Erasmo Amorim. O trabalho poderá ser apreciado de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
A mostra contempla as obras em telas, móbiles (esculturas suspensas e tridimensionais) e instalações a partir de diferentes suportes, técnicas e materiais, como madeira, plástico, metal, vidro e pedra, garantindo a confecção de objetos que retratam um movimento particular. Neste projeto, o autor explora seu processo criativo construído em 30 anos de carreira, a partir do encontro entre a escrita e as artes visuais, desenvolvido de forma contínua e independente ao longo do tempo.
A abertura da exposição contou com as presenças do secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti; da diretora da pasta, Márcia Belarmino; e da coordenadora de Artes Plásticas, Aline Baliberdin; além do presidente da Câmara, Artur Takayama.
Para as autoridades e demais presentes, o artista mostrou como desenvolveu sua experiência artística, marcada pelo exercício constante da criação e a relação direta com o território, atravessando diferentes linguagens e consolidando uma produção que une palavra, forma e expressão.
Na mostra, Amorim exibe como todas as vivências remetem ao movimento, “do sagrado ao profano, do lúdico ao enfadonho, do mágico ao trágico e no que permeia esses extremos chegando no coletivo”. Ele busca manifestar como tudo se move, vibra, questiona, sugere e provoca, seja do ponto de vista físico, biológico, artístico, cultural, social e político.
O secretário de Cultura destacou a abrangência do trabalho do artista e a importância da sua contribuição para a produção local. “Erasmo é um nome importante da cultura suzanense, que tem uma longa carreira e um vasto repertório. Essa é mais uma oportunidade para o público conferir sua arte e refletir sobre as propostas que ele traz com essa exposição”, ressaltou Spitti.