Caderno D

Ator Leonardo DiCaprio detalha seu processo de filmagem de 'O Regresso'

30/01/2016 07:00


Nas filmagens de “O Regresso”, novo filme de Alejandro González Iñárritu, candidato a 12 Oscars, Leonardo DiCaprio sofreu por sua arte: entrou na água em temperatura negativa, carregou uma pele de 45 quilos, comeu fígado cru de bisão americano. Tudo para encarnar Hugh Glass, guia de uma expedição de caça de animais e comércio de peles no inexplorado e gelado norte dos Estados Unidos, em 1820. Atacado por um urso - numa das cenas mais impressionantes do ano -, ele é abandonado para morrer por John Fitzgerald (Tom Hardy), o homem que deveria protegê-lo. O longa-metragem com fotografia de Emmanuel Lubezki (Oscar de fotografia em 2014 e 2015) foi inteiramente rodado com luz natural e levou nove meses para ser completado, também por conta de uma onda de calor no Canadá que fez com que precisasse ser completado na Argentina. DiCaprio, que concorre à quinta estatueta como ator (disputou também como produtor por O Lobo de Wall Street), finalmente é o favorito. Você sempre está procurando personagens fortes. De onde vem isso? Talvez da minha avó... (risos) Não havia muitas informações sobre Glass, só de onde era, que foi atacado por um urso e percorreu centenas de milhas de território sozinho para se vingar do homem que o prejudicou. Mas eu sabia que este filme ia ser mais do que isso. É o que Alejandro trouxe ao projeto. No fim, a história é sobre essa perseverança em viver, o que há no espírito humano que nos faz querer sobreviver contra todas as probabilidades. Iñárritu é famoso por colocar os atores em situações extremas Conseguimos ver um lado novo seu, não? Isso que era interessante para mim como ator. Quando li o roteiro, sabia que Alejandro ia fazer disso algo especial, que íamos passar pela mesma coisa que aqueles homens, íamos mergulhar na natureza. Ela se tornou um personagem. Nem sei como fizemos esse filme. E ainda tinha o desafio de trazer os espectadores para esse mundo sem ter ninguém com quem contracenar boa parte do tempo. Em uma filmagem tão dura, dá para dizer que está atuando realmente? Há muita interpretação envolvida. Mas a chave é fazer parecer que não há (risos). Claro que muito era reação. Nós planejamos cada tomada durante dois meses. Foi como uma experiência louca de teatro para conseguir uma única tomada todos os dias com a luz perfeita. Tivemos clima extremo. Não havia estúdio, estávamos expostos ao tempo.