Editorial

Novo formato

03/07/2016 08:00


O Jornal Diário de Suzano, o DS, cumpre seu papel de informar durante mais de 50 anos de existência. Foi em 3 de setembro de 1961 que o jornalista fundador do impresso, Thadeu José de Moraes, colocava em prática seu sonho de implementar um jornal diário para Suzano. Naquela época, ele via na cidade, um verdadeiro potencial para “abraçar” um periódico recheado de notíciais diárias, de interesse público, pautadas na verdade dos fatos. Assim, o DS nasceu, se expandiu, tornou-se um jornal amplo, referencial, diário, colorido e chegou hoje ao seu maior patamar de mudança: a transformação de standard para berliner. A mudança foi pensada e estudada para seguir uma tendência mundial, de grandes jornais, que alteraram o formato, sem perder o conteúdo, a dinâmica das notícias. Foi com esse pensamento que o DS decidiu “abraçar” essa ideia e se transformar em um “novo jornal”. A grande transformação tecnológica, exigem mudanças significativas e concretas. O novo formato foi criado na Europa e introduzido no mercado nacional brasileiro por outros grandes jornais, sendo que sua utilização vem crescendo pela praticidade para o leitor. É extremamente prático para quem o manuseia, por ser menor, podendo ser lido na rua, no transporte, etc. Jornais que são referência mundial, como The Guardian e Le Monde, usam o berliner. Outro exemplo na América Latina é o El Colombiano, jornal centenário que migrou de formato menos de 5 anos. A mudança no DS foi embasada em estudo que visou, sobretudo, beneficiar os leitores, anunciantes e parceiros. A partir de hoje “fisicamente”, o jornal fica mais “portátil”, mais fácil de ler nos mais diferentes ambientes. A aceitação também está relacionada com a adaptação no perfil de leitura, cada vez mais moldado às telas pequenas de smartphones. Por tudo isso, o DS cumpre, mais uma vez, seu papel de informar com qualidade, verdade, deixando para o leitor o melhor produto. As mudanças significativas no formato do jornal só vêm garantir o aprimoramento da qualidade e cobertura de todo o conteúdo, cada vez mais dinâmico. Dar a notícia continuará sendo o lema a ser seguido. Caracterizado sempre pela linguagem direta e objetiva. Desejamos ao leitor que tenha uma boa impressão do novo formato e que possa, cada dia mais, se “renovar junto conosco nesssa nova empreitada”. Vamos em frente!