Caderno D

Emcena Brasil estará em Mogi nesta sexta e sábado no Largo da Feira

Nos últimos onze anos, o Projeto Emcena Brasil já percorreu mais de 500 cidades em todo o País

11/04/2019 23:38


O Largo da Feira de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, recebe nesta sexta-feira (12) e sábado (13) a Caravana do Emcena Brasil. O projeto trará à cidade seu teatro móvel, um contêiner com uma grande tenda adaptada, onde serão realizadas atividades como oficinas, contação de histórias, apresentações de espetáculos teatrais para crianças e adultos, além de circo, sessão de cinema e muitas outras atrações. A programação começa sempre a partir das 15 horas e vai até às 21 horas.
 
Nos últimos onze anos, o Projeto Emcena Brasil já percorreu mais de 500 cidades em todo o País, atendendo a mais de um milhão e meio de pessoas. Com uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema, 500 banquetas e uma grande tenda para abrigar a plateia, a caravana apresentará uma variada programação a todos os presentes, com a mesma qualidade de salas convencionais de teatro, porém com a vantagem de ser totalmente gratuito. O projeto é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), pela Cia Abaréteatro, patrocínio da Rud Correntes e tem apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
 
A Cia Abaréteatro vem capitaneando o projeto desde 2008 e traz na sua programação renomados grupos de teatro, mamulengos e circo, que apresentarão os principais espetáculos de seu vasto repertório. Todos trazem na bagagem mais de 20 anos de experiência, tanto nos principais centros culturais do País, como participações importantes em festivais de teatro e cultura no Brasil e no exterior, além de um excelente currículo com diversas premiações.
 
Ao todo, serão mais de 30 artistas e técnicos que desfilarão suas habilidades ao longo dos dois dias da realização. O nível artístico e a interação com a plateia, aliados à tecnologia de luz e som, proporcionarão aos espectadores um excelente divertimento em um evento único, que valoriza a cultura popular, o artista nacional e garante boas gargalhadas e um ótimo dia de lazer para toda a família.
 
“Estes últimos anos de circulação nas mais variadas regiões de norte a sul de País estão sendo muito gratificantes, tanto pela troca de experiências como também pela absorção de conhecimento das tradições e da rica cultura de cada localidade. Depois de milhares de quilômetros rodados, nós estamos, de fato, levando a cultura para onde a população está localizada. O mais importante é que estamos consolidando um verdadeiro projeto de confraternização e reencontro do povo com sua própria cultura. Temos notado que crianças, adolescentes e adultos se divertem com o gracejo do palhaço, se emocionam com a história bem contada e como gente grande, sem pudor e nem preconceito, são capazes de gestos de carinho ao reviver a criança que existe dentro de cada um. E sempre ao final, agradecidos, retribuem aplaudindo entusiasticamente todos os eventos ”, conclui Orlando Moreno, criador e idealizador do projeto.

de Mogi