Saúde

Região mobiliza palestras e exames no ‘Novembro Azul’

11/11/2019 13:00


As cidades da região, por meio de suas secretarias de Saúde, estão mobilizando ações para conscientização da importância de realizar exames de detecção do câncer de próstata. Além de durante todo o mês de Novembro, os postos de saúde de cada cidade, realizam atendimentos para detecção do câncer.
 
A exemplo disso, a Prefeitura de Suzano informou que a Secretaria de Saúde da cidade vai promover ações nos 23 postos de saúde do município, além de realizar exames de sangue para a detecção de anomalias na próstata.
 
"Caso os exames apontem qualquer anomalia, o paciente será encaminhado para atendimento na rede com médico especialista em urologia. Também serão tiradas dúvidas sobre a prevenção ao câncer de próstata", informou a pasta.
A detecção de anomalias através do sangue ocorre com a análise da substância PSA (Antígeno Prostático Específico). Essa substância é produzida pela próstata, e pode ser detectada através do sangue. Caso a análise sanguínea aponte elevado índice de PSA, o médico recomenda novos exames para verificar possível câncer na próstata.
 
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que o objetivo da Secretaria de Saúde municipal é "acabar" com o preconceito que existe entre homens e a realização de exames contra o câncer de próstata.
 
"Em Mogi das Cruzes, a Campanha Novembro Mais Azul já está em andamento. Durante todo o mês, os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) promovem rodas de conversa em salas de espera com informações e orientações sobre câncer de próstata", diz a administração municipal.
 
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba quer realizar palestras, rodas de conversas, teatro e mutirão para a realização de teste rápido de PSA. A pasta reforça que preparou para o dia 23 de novembro (sábado), uma ação especial na Praça Padre João Álvares, com objetivo de atingir homens que trabalham durante a semana e não possuem tempo para ir ao médico.
"Nossa intenção é destacar a importância de o homem cuidar da saúde. O câncer de próstata é o segundo tipo que mais atinge os homens brasileiros, principalmente a partir dos 50 anos. Por isso esse é um tema relevante", destaca o Secretário de Saúde, William Harada.
 
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, disse que o foco da sua administração é de priorizar os homens que não possuem tempo, durante a semana, para ir ao posto de saúde. 
 
"Muitas vezes o trabalho e outras coisas acabam tomando nosso tempo e esquecemos ou deixamos para depois o cuidado com nós mesmos. Às vezes, deixamos de ir ao médico por questão cultural. Mas a administração atual quer mudar isso", explicou o prefeito Zé Biruta.
 
Em Arujá, a pasta da Saúde determinou a realização de palestras, além de realizar exames de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e de PSA. Para consultar o horário das palestras e como agendar um exame, a Prefeitura de Arujá exibe a grade de programação em seu site oficial.

Fernando Barreto - de Suzano