Capacitação

Saúde promove treinamento em ressuscitação neonatal

Curso é promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria para profissionais da Santa Casa e do Hospital Santa Maria

05/12/2019 21:06


A Secretaria de Saúde de Suzano iniciou nesta quinta-feira (5) um treinamento sobre ressuscitação neonatal. O curso é promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria para profissionais da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Santa Maria. Esta foi a primeira de cinco turmas.

A capacitação tem duração de oito horas e é voltada a médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, principalmente a quem atua nas equipes do setor de maternidade e neonatal. A qualificação envolve todos os cuidados necessários para garantir o bem-estar do recém-nascido durante os primeiros minutos de vida. 

O trabalho é realizado pela diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Suzano, Maria Cristina Perin. As aulas são divididas em etapas teóricas e práticas, onde os participantes podem tomar conhecimento de técnicas, protocolos e sobre como manusear materiais utilizados para auxiliar na ressuscitação cardiopulmonar neonatal. Até o final da próxima semana, outras quatro turmas passarão pelo treinamento.

Para o secretário municipal de Saúde, Luís Cláudio Guillaumon, o trabalho contínuo de qualificação e extensão é fundamental. “A aplicação das técnicas adequadas permite que tanto a mortalidade infantil quanto as sequelas decorrentes de complicações na hora do parto diminuam consideravelmente”, explicou.


de Suzano