Editorial

Avanços

19/02/2020 23:59


O desafio de avançar nos principais setores da administração municipal é meta crucial dos prefeitos. 
Afinal é nas cidades que as pessoas vivem. Sabem de perto os principais problemas. Podem fazer diretamente as reivindicações.
Na edição de ontem, o DS trouxe informação sobre levantameto com indicadores mostrando avanço em Suzano.
O levantamento “Desafios da Gestão Municipal (DGM) 2020” foi elaborado pela consultoria Macroplan. Destaca Suzano como a quinta cidade brasileira que mais avançou no País na última década segundo seus critérios. A cidade ganhou dez posições no ranking em um ano. A Educação foi o grande destaque, alcançando a 23ª colocação nacional do estudo, que avalia os serviços essenciais de municípios com população superior a 273 mil habitantes.
Os avanços na educação, por exemplo, sempre são perseguidos. A construção de mais escolas, mais salas de aulas e melhor condição de trabalho e salário aos professores são metas importantes.
Na edição de ontem, o DS trouxe informação que entre as cidades que mais avançaram no Brasil. Suzano fica atrás apenas de Ribeirão das Neves (MG), Petrolina (PE), Belford Roxo (RJ) e Cascavel (PR), sendo a única do Alto Tietê e a primeira do Estado de São Paulo a figurar entre as dez que mais evoluíram na década. Neste período, subiu 23 posições, tendo também o maior crescimento no País em um ano, com o ganho de dez colocações, ao lado de São José dos Pinhais (PR).
O estudo é elaborado pela empresa de consultoria Macroplan, especializada em cenários prospectivos, administração estratégica e gestão orientada para resultados, e avalia a oferta de serviços como Saúde, Educação, Segurança e Saneamento nas cem maiores cidades brasileiras. 
No ranking geral do Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) 2020, que pode ser conferido em http://www.desafiosdosmunicipios.com, Suzano ocupa o 25º lugar, com a nota de 0,683, ao lado de Florianópolis (SC), e supera capitais como Rio de Janeiro, Campo Grande e Goiânia. O IDGM varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município. Das cidades da região, também são mencionadas Mogi das Cruzes (24º), Guarulhos (48º) e Itaquaquecetuba (56º).
É importante que as avaliações sejam feitas para garantir planejamento necessário para atendimento aos moradores da cidade.
Pelos indicadores revelados no estudo, Suzano tem avançado e conseguido melhor a situação em seus indicadores.