Cidades

Procon orienta consumidores sobre compras na Black Friday

Orientação é que as pessoas tenham atenção redobrada na hora de comprar, principalmente se for pela Internet

24/11/2020 22:00


Com a proximidade da chamada “Black Friday”, um dia inteiro de promoções organizado pelo varejo inspirado na tradicional iniciativa norte-americana e que ocorre no Brasil desde 2010, os consumidores devem ficar atentos aos descontos oferecidos. 
 
O alerta é do Procon de Suzano. Neste ano ocorrerá na próxima sexta-feira (27/11). A orientação é que as pessoas tenham atenção redobrada na hora de comprar, principalmente se for pela Internet. O consumidor deve observar se os preços realmente estão mais baixos. Para isso, é importante que pesquise antes, seja no comércio local ou em lojas online.
Outra dica do Procon de Suzano é que se faça uma lista dos produtos realmente necessários como forma de não “cair na tentação” de adquirir itens que não serão utilizados, ou seja, a famosa compra por impulso, que pode acarretar em superendividamento.
 
Ainda segundo o órgão municipal, observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.
 
Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, também devem constar o total e as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
 
Quanto às compras online, a recomendação é que o consumidor evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou pelas redes sociais. O ideal é digitar o endereço do site. Isso porque, em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), quando aumentou o número de compras pela Internet, o Procon de Suzano tem recebido reclamações de consumidores que caíram em golpes.
 
Outras dicas: evitar sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular; preferir fornecedores reconhecidos ou indicados por amigos e familiares. Pesquisar sua reputação em sites que avaliam lojas virtuais; jamais fazer transações online em computadores compartilhados (lan houses e cyber cafés, por exemplo); verificar o valor do frete antes de finalizar a compra: muitas vezes a taxa de entrega deixa o produto muito mais caro.
 
Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos ou Internet), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento.
 
A unidade do Procon de Suzano está localizada na rua Baruel, 126, no centro, mas em razão da pandemia o atendimento é feito pelos telefones (11) 4744-7322 e (11) 4744-7461 e pelos e-mails procon.atendimento@suzano.sp.gov.br e procon@suzano.sp.gov.br, das 8 às 17 horas. Inclusive, fiscais atuarão em caso de denúncias e queixas em que o consumidor consiga apresentar prova da fraude cometida, como descontos irreais ou inexistentes, por exemplo.

de Suzano