Área Central

Obra de revitalização da Rua Antônio Renzi Primo entra na reta final

Previsão é de que o trabalho, que envolve implantação de novo sistema de drenagem e capeamento asfáltico, seja concluído entre o final de janeiro e o início de fevereiro

11/01/2021 17:00


O trabalho de revitalização completa da rua Antônio Renzi Primo, na região central de Suzano, entrou na reta final e deve ser concluído entre o final de janeiro e o início de fevereiro. A obra, que teve início em outubro, está dentro do prazo previsto de até quatro meses. O serviço prevê novo sistema de drenagem e capeamento asfáltico da via, que até então era de paralelepípedo.

As etapas de reparo em guias e sarjetas e a implantação da galeria de águas pluviais já foram superadas, contando com o apoio da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que sanaram diferentes interferências no local nas últimas semanas.

Atualmente, as equipes se concentram na fase de troca de solo, para em seguida executarem as etapas de compactação e aplicação de asfalto. Por fim, a via deve também receber reparos na iluminação e reforço na sinalização, um trabalho em parceria entre as Secretarias de Manutenção e Serviços Urbanos e de Transportes e Mobilidade Urbana. 

De acordo com a Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), a obra é executada pela Comdarpe Construções e Terraplenagem Ltda., empresa que venceu o processo licitatório e firmou contrato com a Prefeitura de Suzano no valor de R$ 456.424,73, que ficou mais de 20% menor do que a quantia inicial prevista. 

Com cerca de 300 metros de extensão, a rua Antônio Renzi Primo é uma importante ligação em mão dupla entre as ruas General Francisco Glicério e Baruel, na Vila Adelina. Por apresentar grande tráfego de veículos, a revitalização está sendo realizada para melhorar a fluidez, a exemplo do que a administração municipal promoveu na rua Nair Ferreira Martins, paralela e que também era de paralelepípedo, no mesmo bairro, no início do ano passado.  

No último fim de semana, o prefeito Rodrigo Ashiuchi esteve no local para acompanhar de perto o serviço executado. “Esta é uma obra que vai fazer a diferença na vida dos pedestres e motoristas que diariamente utilizam a via, principalmente para acessar a Glicério. O trabalho vai garantir muito mais segurança e qualidade na locomoção urbana. Pedimos desculpas pelos transtornos nas últimas semanas, mas o incômodo temporário é necessário para um resultado bem feito”, disse.  

Combate às enchentes

No último sábado (09/01), o prefeito também esteve acompanhando a continuidade dos serviços de manutenção focados no combate às enchentes, como o trabalho de limpeza de rios, córregos e valas de drenagem, além da Operação Cata-Treco.

Atualmente, as ações estão concentradas na desobstrução de tubulações ao longo da avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), na Vila Maria de Maggi. Com o mesmo objetivo, as equipes também se empenham na limpeza de valas na região do Jardim Márcia, Jardim Nena e Miguel Badra Baixo, bem como tratam de abrir novas valas auxiliares na rua Luiz Afonso, no Jardim Caxangá. 

Já a Operação Cata-Treco, voltada à coleta de materiais em desuso na cidade, esteve recentemente no Jardim Imperador, Jardim Colorado, Sesc e Jardim Dona Benta, conforme cronograma vigente.  

“No último ano, retiramos mais de 520 toneladas de material das ruas e das redes pluviais de Suzano. Muitos dos resíduos também foram retirados da beira de córregos e rios, contando com a contribuição de todos. Por isso, agradeço a população de bem e consciente que vem colaborando com este importante serviço”, reforçou o prefeito. O descarte irregular de lixos e inservíveis pode ser denunciado pelo telefone (11) 4745-2046 e 153. 


de Suzano