Região

Quatro cidades da região registram taxa de isolamento abaixo de 40%

Apenas Mogi, Ferraz e Santa Isabel apontaram melhor índice de isolamento nesta quinta-feira (29)

01/05/2021 16:00


Na segunda semana respeitando as novas medidas da fase de transição do Plano São Paulo, quatro das sete cidades do Alto Tietê não atingiram o percentual de 40% de isolamento social nesta quinta-feira (29 de abril). Segundo os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi-SP), que registra a taxa de isolamento na região, apenas Mogi, Ferraz e Santa Isabel apresentaram os melhores índices. 
 
De acordo com a plataforma que atualiza os dados diariamente, Suzano manteve os 39% de isolamento social registrados na última quinta-feira (22). Naquela semana, o município - bem como a região - iniciava a fase de transição, anunciada pelo Governo do Estado. O índice é bem menor na comparação com o dia 03 de janeiro, quando a cidade registrou a melhor taxa de isolamento do ano: 50%. 
 
Mogi das Cruzes também se manteve com o mesmo índice apresentado na última quinta-feira. Na semana passada, a cidade tinha 40%, porcentagem mantida nesta semana. A melhor taxa de isolamento apontada pelo sistema no município em 2021, ocorreu em 21 de março. Naquele dia, Mogi teve 51% de isolamento. 
 
Ferraz está entre as três melhores no ranking de melhor taxa de isolamento. Ao lado de Mogi – citada anteriormente – e Santa Isabel, nesta quinta, o município registrou 42% no índice. A taxa é a mesma da última quinta. Contudo, ainda é abaixo do melhor isolamento conquistado no ano. No dia 21 de março, o município teve 53%. 
 
A cidade de Santa Isabel é líder na colocação de melhor isolamento. Nesta quinta, o município teve 44% de afastamento entre a população. Entretanto, houve queda de 1% se comparado ao isolamento registrado na última quinta-feira. A proporção também é muito menor na relação com o melhor índice apresentado no ano pela cidade. No dia 15 de fevereiro, o município teve 60%. O percentual foi o melhor registrado desde o início da pandemia. 
 
Entre as três piores colocadas está Arujá. Na última quinta, a cidade apontava o isolamento de 36% de sua população. Nesta semana, houve queda de 1% e o registro ao final do dia ficou em 35%. De acordo com a plataforma, o melhor índice do ano no município foi de 47%, no último dia 11 de abril. 
 
Em seguida, aparece a cidade de Poá. A cidade se manteve com 36% de isolamento registrado na última semana. Assim como em Arujá, o melhor percentual ocorreu neste mês, no dia 11. Naquele dia, Poá teve 45% de afastamento entre a população. 
 
Fechando a lista, Itaquaquecetuba também se manteve com o mesmo percentual apontado na quinta-feira passada. Nesta semana o município segue com 37% de isolamento. 10% a menos na comparação com o melhor índice apontado no ano pela cidade, no dia 03 de janeiro, quando eram 47%.

Matheus Cruz - de Suzano