Esportes

Suzanense patenteia ideia de uso de trena a laser para medir distância entre bola e falta em jogo de futebol

Oscar de Oliveira também é conhecido por ter criado o fute-tênis

17/06/2021 14:14


O suzanense Oscar de Oliveira patentiou a ideia de usar uma trena a laser para medir a distância entre a bola e a barreira em uma falta de jogo de futebol. O inventor da cidade também é conhecido por ter criado o fute-tênis. Além disso, desde 2020, Oscar busca ser reconhecido como o idealizador do chip na bola, sistema usado atualmente para detectar se a bola entrou ou não no gol. 

Oscar disse que foi até o Instituto Nacional da Propriedade Industrial para patentiar a ideia do uso de trena laser durante uma falta de jogo de futebol. Segundo ele, atualmente, os árbitros de campo pecam na hora de medir a distância entre a bola e a barreira. "A regra oficial da Fifa é de 9,14 metros de distância. Mas o árbitro conta 11 passos. Está errado. Para acabar com isso, a ideia é usar uma trena laser", enfatiza.

Para o suzanense, a ideia vai resultar em mais gols de faltas. "Os gols de falta no futebol não acontecem mais com frequência porque a barreira fica muito próxima da bola. Com a medida correta, o batedor terá mais chance", finaliza.

  

 


de Suzano