Cidades

Ashiuchi conquista R$ 500 mil para a cultura

Recurso é proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Rui Falcão

20/07/2021 16:40


O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, receberam nesta semana o deputado federal Rui Falcão. Na ocasião, o parlamentar anunciou uma emenda de R$ 500 mil para o setor cultura da cidade.

O encontro ocorreu no Gabinete Principal do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, onde o chefe do Executivo pôde apresentar ao deputado a cidade e os projetos que estão sendo desenvolvidos nesta área. Em seguida, eles discutiram sobre o destino do investimento, que será empregado em ações da pasta de Cultura para fortalecer o setor, um dos principais impactados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O titular da secretaria destacou que a classe artística foi a primeira a parar devido às restrições sanitárias e, mesmo com o avanço da campanha de imunização, será uma das últimas a retomar sua rotina de atividades normalmente. Por isso, a administração municipal mantém trabalho constante para fomentar a cultura na cidade e fornecer meios do cenário permanecer ativo, se adaptando à nova realidade.

Por meio de programações on-line e projetos de incentivo às intervenções artísticas pelo município, a pasta beneficiou figuras ativas e entusiastas de diversas linguagens, por meio de mostras de dança, festivais de música, exposições virtuais, debates sobre literatura, entre várias outras iniciativas. Com atividades totalmente gratuitas e acessíveis para o público, a pasta ainda mantém presença ativa em sua página nas redes sociais (www.facebook.com/culturadesuzano) e compartilha todas as produções no YouTube oficial da prefeitura (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).

Na ocasião, Walmir Pinto ressaltou o empenho de Suzano para valorizar a cultura na cidade, uma marca tão importante da identidade da população. “Sabemos como o setor foi duramente penalizado pela pandemia e temos trabalhado para prestar todo o apoio necessário aos cidadãos que praticam e consomem a cultura no município. Acreditamos que no contexto pós pandemia, as produções culturais serão mais importantes do que nunca para todos, sendo extremamente necessárias. A emenda parlamentar será de grande ajuda para potencializar este setor e garantir o acesso à cultura para todos”, afirmou.

Em sua fala, Ashiuchi agradeceu o reconhecimento do parlamentar pela cidade e do investimento empregado na área da cultura, que é fundamental para a sociedade. Segundo ele, a reunião permitiu que a gestão municipal e o deputado federal pudessem estreitar laços e abriu a possibilidade de outras parcerias no futuro. “Gratidão pelo apoio, esta verba será encaminhada para impulsionar os projetos coordenados pela equipe técnica do município e levará produções culturais para todos os públicos, beneficiando a população e os profissionais do segmento. Seguimos trabalhando para fomentar a cultura na cidade”, concluiu.


de Suzano