Editorial

Pacote de obras

18/09/2021 05:00


O DS publicou, na edição de ontem, uma longa entrevista, cheia de detalhes, com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), sobre as ações e projetos programados para a cidade.
Só para se ter uma ideia, o prefeito prevê investimento de R$ 100 milhões na recuperação e pavimentação de estradas vicinais e ruas da cidade.
Os investimentos são importantes. O suzanense quer, sem dúvida, ver o retorno em obras e serviços dos pagamentos de impostos que recolhe todos os anos.
Os investimentos garantem, por exemplo, manutenção de ruas, construção de postos de saúde e escolas.
Na reportagem do DS, o prefeito afirmou que a expectativa do chefe do Executivo é alcançar investimentos até o final de 2022. Parte do investimento foi garantido no mesmo dia da entrevista, em evento no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, o prefeito assinou o documento que oficializa o recapeamento de três estradas vicinais da cidade: do Furuyama, das Neves e Matsuzaki, além da confirmação das obras na Estrada dos Fernandes.
As obras de vicinais também são reivindicações antigas. Os produtores rurais da cidade, por exemplo, cobram pavimentação e mais acesso para escoamento dos produtos, como hortaliças.
O jornal mostrou, em entrevista com o prefeito, que ao todo, o investimento para o pacote de recapeamento tem prazo de conclusão de até dez meses, partindo da emissão da ordem de serviço. 
Com a garantia, a expectativa agora é superar dentro de dois anos o investimento atual e alcançar mais de R$ 100 milhões em recuperação de estradas que passam pela cidade.
É bom lembrar que na primeira gestão, o prefeito Rodrigo Ashiuchi já havia anunciado novos recursos para obras.
Com o pacote previsto por Ashiuchi, é esperado o recapeamento de toda a extensão da Avenida Antônio Marques Figueira, na região central da cidade, além de trechos da rua Benjamin Constant, da Avenida Senador Roberto Simonsen no Jardim Imperador, e vias da Chácara Mea, entre outros bairros.
Durante a entrevista, o prefeito também pontuou o esforço feito junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a fim de resolver o problema de 20 bairros que ainda não possuem água encanada.
Sem dúvida, o pacote de obras vai contribuir de forma direta a população de Suzano.
As obras vão incluir, além da manutenção e asfalto, outros setores como saúde e educação.