Cidades

Meio Ambiente investiga caso de descarte irregular no Boa Vista

Crime foi flagrado por moradores na Ășltima semana em trecho da estrada do Suzano

18/09/2021 10:00


A Prefeitura de Suzano foi informada no início desta semana sobre um novo caso de descarte irregular que aconteceu em um trecho da estrada do Suzano, na Cidade Boa Vista. A situação foi flagrada por câmeras de segurança instaladas nas proximidades por membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da região, que prontamente acionaram as autoridades. O espaço foi limpo nesta sexta-feira (17/09) pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos.
 
Ao tomar conhecimento dos fatos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início a uma investigação para identificar os responsáveis pelo crime. Inclusive, na última semana, agentes da Fiscalização Ambiental estiveram no local para verificar os resíduos descartados e a possível origem dos objetos. O endereço é um ponto recorrente desta prática ilícita e é acompanhado com frequência pela administração municipal, que realiza coleta rotineira de resíduos por toda a sua extensão.
 
Segundo o titular da pasta, André Chiang, a prefeitura realiza o monitoramento do descarte de resíduos pela cidade por meio do projeto Caçamba Verde, que completou dois anos em junho. A iniciativa é responsável pelo rastreamento e gerenciamento das empresas devidamente regularizadas que lidam com restos de construção civil (entulho) no município, acompanhando as atividades diárias dos caçambeiros e o destino dos descartáveis.
 
“Por meio do projeto, já autuamos mais de 50 empreendimentos que abandonaram resíduos em locais impróprios neste primeiro semestre. Agora, seguimos com as análises técnicas e investigações para encontrar e responsabilizar os autores deste novo crime ambiental. Vale destacar que a participação dos moradores é essencial para que possamos impedir que estes casos continuem a acontecer, principalmente em pontos viciados, como a estrada do Suzano e outras vias com baixa movimentação de pessoas e veículos”, explicou Chiang.
 
Em paralelo às ações do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos realiza um trabalho semanal de limpeza neste e em outros pontos da cidade com reincidência de descartes. Segundo o chefe da pasta, Samuel Oliveira, só neste ano já foram mais de 500 toneladas de resíduos retirados da estrada do Suzano. “É preciso conscientização para que estes casos acabem e seja possível manter os espaços limpos. A preservação ambiental é um compromisso de todos, só com o apoio e participação ativa da população conseguiremos acabar com esses crimes”, concluiu o titular da pasta.
 
Os cidadãos que presenciarem situações de descarte inadequado ou caçambas de entulho irregulares podem denunciar por meio do site (www.suzano.pontosviciados.com.br) ou pelo telefone 0800-774-2007. Despejar resíduos em locais impróprios é crime ambiental passível de multa de R$ 739,80, de acordo com o Código de Posturas de Suzano (lei municipal complementar nº 14/1993).

de Suzano