Editorial

Comissão de Saúde

22/09/2021 05:00


A abertura do Hospital das Clínicas (HC) de Suzano tem sido uma das reivindicações de autoridades na área da saúde.
Hoje, o HC atende por meio de encaminhamento.
Inaugurado em 1960 e localizado no município de Suzano, o HC foi concebido para ser retaguarda dos Institutos do HC, prestando assistência médico-hospitalar especializada a pacientes de longa permanência.
Segundo o site do hospital, no edifício principal, oferece assistência para adultos e crianças com atuação integrada de uma equipe multiprofissional, o que permite o restabelecimento da capacidade funcional e reabilitação de sequelas em diferentes estágios da doença.
O hospital passou por um processo de reforma do prédio atual e de construção do novo prédio para ampliar a capacidade de atendimento e estender sua vocação, passando a ofertar modernos recursos de procedimentos diagnósticos e terapêuticos.
A reivindicação para abertura do Hospital das Clínicas é antiga. Com os hospitais tradicionais lotados, a expectativa de abertura do HC poderia trazer um respiro maior para os atendimentos.
Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) deve colocar em discussão a ampliação dos atendimentos no Hospital das Clínicas de Suzano para urgência e emergência. Atualmente a unidade atende especificamente pacientes por meio de encaminhamento. Suzano pede a abertura da unidade.
Ao programa DS Entrevista, a deputada estadual Patrícia Bezerra (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Alesp, disse que a ampliação do atendimento pode ser debatida, inclusive com Jean Gorinchteyn, secretário de estado da saúde.
A informação da deputada segue na mesma direção dos demais políticos da cidade. Prefeito e demais deputados já solicitaram a abertura da unidade. 
Será feito debate e com possibilidade de chamar representantes da Secretaria de Saúde do Estado para falar sobre o assunto. A comissão tem esse papel de fazer o debate e levar ao pleito.
A abertura do HC para atendimentos de urgência, emergência e outras especialidades é uma reivindicação antiga entre a população suzanense, inclusive no âmbito político. 
Durante reunião em São Paulo realizada no mês de agosto, o deputado estadual Estevam Galvão chegou a cobrar o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), sobre a abertura da unidade.
O grupo também acompanha de perto o ritmo da campanha de vacinação contra a Covid-19. A presidente avalia que o cenário atual é favorável, já que segundo ela, mais de 90% da população do estado já recebeu ao menos a primeira dose. Portanto, a possibilidade de ajuda da Comissão de Saúde para abrir o HC reforça a reivindicação feita por Suzano e região.