Cidades

Com 94,37% de vacinados, uso obrigatório de máscara é mantido por ‘comitê de saúde’ em Suzano

Medida de prevenção, que é lei desde fevereiro de 2020, é válida para espaços públicos

12/10/2021 05:00


Mesmo com o avanço da vacinação contra o coronavírus (Covid-19), Suzano mantém o uso obrigatório de máscara. A medida de prevenção, que é lei desde fevereiro de 2020, é válida para espaços públicos. De acordo com a Prefeitura, ainda não há previsão para o fim da obrigatoriedade do uso da proteção.
 
Apesar de Suzano apresentar índices positivos por meio da campanha de vacinação contra a Covid-19, com 94,37% da população vacinada com ao menos a primeira dose, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 determinou a necessidade em manter as medidas de prevenção para reduzir o alcance de possíveis variantes. Além do uso de máscara, está incluso o distanciamento social, higienização das mãos e apresentação do “passaporte da vacina” em locais especificados no Decreto Municipal nº 9.677, de 8 de setembro.
 
Em nota, a Prefeitura de Suzano informou que “prezando pela saúde e segurança de todos os munícipes, reforça a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual contra a Covid-19 e suas variantes, em espaços públicos, conforme disposto na Lei Federal nº 13.979”.
 
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, disse que ainda não é o momento de flexibilizar os cuidados básicos adotados na pandemia. “Estamos trabalhando arduamente para conseguir alcançar a imunização coletiva, obtida a partir de 70% da população vacinada com a segunda dose, conforme apontam os especialistas. Já temos um saldo positivo em relação a adesão dos munícipes, mas ainda não é o momento de flexibilizar os cuidados básicos adotados na pandemia. Portanto, reforçamos a obrigatoriedade do uso máscaras, respeito ao distanciamento mínimo entre as pessoas e outras ações que visem a proteção de todos, principalmente de idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunossuprimidas, conforme recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde”, explicou.
 
Em relação a previsão para o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras, a Prefeitura disse que ainda não estuda esta medida. Segundo a administração municipal, a possibilidade será avaliada pelos responsáveis junto ao Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 conforme o avanço da vacinação.
 
Atualmente, a máscara deve ser utilizada nas ruas da cidade e em locais públicos, incluindo o Parque Max Feffer e anexos.

Lucas Lima - de Suzano