Oficina

Saúde de Suzano capacita agentes municipais de farmácia

Iniciativa que orienta sobre o descarte de medicamentos faz parte da padronização dos procedimentos profissionais na rede

14/10/2021 11:02


A Rede de Atenção à Saúde de Suzano realizou na última semana uma oficina com as equipes da Assistência Farmacêutica da rede municipal, para capacitá-las a respeito da implantação do novo Procedimento Operacional Padrão (Pops), que visa padronizar a atuação dos profissionais. O tema central da discussão foi o item que aborda o descarte de medicamentos.

Divididos em duas turmas, eles foram orientados a respeito do uso racional e do descarte adequado de medicamentos, debatendo sobre legislação, procedimentos que já são executados atualmente e alterações que deverão ser realizadas. A ação aconteceu no último dia 6 no Cineteatro Wilma Bentivegna e contou com a participação de 35 técnicos de farmácia, que atuam nos 24 postos de Saúde da cidade, no Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras, na Central de Abastecimento Farmacêutico, no Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e no Ambulatório de Especialidades.

Outra reunião semelhante já havia acontecido no dia 22 de setembro (quarta-feira), onde a pasta orientou os farmacêuticos da rede. As oficinas serão realizadas de forma contínua, portanto novas edições estão previstas para as próximas semanas, de forma a atualizar todos os servidores sobre os procedimentos que devem ser seguidos nesta área.

A iniciativa faz parte da implantação do Pops, que estabelece métodos predeterminados para a assistência a ser prestada aos usuários do serviço público. Com isso, a Saúde de Suzano passa a contar pela primeira vez com um documento oficial que padroniza as ações de seus profissionais. O treinamento inicial dos agentes municipais foi concluído em julho e, desde então, a pasta realiza o monitoramento e orientação nas unidades de Saúde.

A diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, destacou a importância do diálogo próximo com os profissionais em atuação na rede, em especial para garantir que as equipes estão se adaptando ao novo formato de atuação e o aplicando no cotidiano. “A farmácia é fundamental para o funcionamento da Saúde, sendo um setor que nunca para e que acolhe demandas constantes diariamente. Tendo isso em vista, seguimos com o acompanhamento dos agentes, oferecendo todo o suporte e orientação necessários”, ressaltou.


de Suzano