Cidades

Canil da GCM capacita novos agentes para atuação com cães em ocorrências

Curso cinotécnico teve início nesta semana e conta com a participação de sete integrantes da corporação

12/05/2022 19:20


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano está promovendo a capacitação de sete agentes que irão atuar no Canil da corporação. Os trabalhos são orientados por oficiais treinados em conduzir os cães em campo, abordando aspectos centrais de adestramento policial e trato com os animais durante as ações de rotina.

A primeira aula prática ocorreu nesta semana e reuniu guardas sob a supervisão do coordenador do Canil da GCM, Fábio Correa. Entre os conceitos básicos apresentados estavam manuseio da guia de controle e orientação do agente canino no momento de utilização do faro. Antes disso, eles assistiram à parte teórica, com instruções sobre temperamento dos cães, suas raças, formas de atuação em campo e condução em rondas e ocorrências.

A formação de 50 horas também prevê atividades de adestramento avançado e de veterinária canina básica, tudo com o objetivo de garantir maior eficiência no dia a dia e zelar pelos animais que apoiam as equipes. Ao final do período, os agentes receberão certificados de capacitação e estarão aptos a operar no Canil da GCM.

“Apresentar um curso cinotécnico aos agentes, explicando as formas de manusear equipamentos junto aos cães e como cuidar deles em campo, faz muita diferença para a proteção da cidade, pois eles têm habilidades de olfato e audição superiores às nossas, sendo de muita serventia em vários casos”, relatou Correa.

O trabalho do Canil da GCM é referência estadual, inclusive com apoio a outros municípios na implementação de novas equipes. É o caso da cidade de Mogi das Cruzes, que também integrou a capacitação com dois agentes.

Para a comandante Rosemary Caxito, a formação é essencial para manter o serviço à população de forma eficaz. “Temos equipes em toda a cidade e o Canil faz parte da corporação, atendendo não só os casos específicos onde os cães ampliam nossa ação, mas também em outras situações que se apresentam nas ruas”, afirmou.


de Suzano