Região

Telefonia lidera ranking de reclamação do Procon de Suzano

16/08/2015 08:01


Os grupos de telefonia móvel e fixo continuam na liderança do ranking de reclamações do Procon de Suzano. Até ontem, os dois primeiros lugares eram ocupados por empresas de telecomunicações. Juntas, a Vivo/Telefônica e a Claro/Net/Embratel, tinham 688 reclamações. Em seguida está o grupo Itaú - Unibanco e a Bandeirante Energia, com 141 e 123 reclamações, respectivamente. No quinto lugar, aparece a prestadora de televisão a cabo Sky com 113 reclamações. No geral, segundo o Procon, o índice de solução de problemas gira em torno de 70%. Ainda de acordo com o órgão, a cobrança indevida é a campeã de reclamações. Até ontem, a unidade suzanense fez 3.145 atendimentos. Os dados podem ser analisados por meio do www.sistemas.procon.sp.gov.br. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, nos últimos 60 dias, as mesmas empresas de telefonia móvel e fixa somaram 199 reclamações, sendo que a Claro/Net/Embratel teve 102 queixas e a Vivo/Telefônica 97. Na cidade, o índice de solução dos problemas gira em torno dos 89%. Poá, em contrapartida, soluciona quase 90% das queixas relacionadas ao serviço telefônico. Contudo, no ranking das reclamações disputam os primeiros lugares as mesmas empresas, entrando na quinta posição o grupo Bradesco. No município a Bandeirantes ocupa o oitavo lugar. Segundo o Procon, caso o consumidor tenha algum problema junto aos fornecedores, ele deve procurar o órgão para registro de uma reclamação, onde a empresa terá um prazo para se manifestar e resolver o ocorrido. Se não ocorrer a resolução, o Procon poderá agendar uma audiência conciliatória entre as partes para buscar a solução mais favorável ao consumidor, sem a necessidade de ingressar no Poder Judiciário. O consumidor pode recorrer ao Procon de Suzano pessoalmente na Rua Baruel 126, Vila Costa ou por meio do email procon.atendimento@suzano.sp.gov.br, e ainda do facebook HTTP://facebook.com/proconsuzano. Para outras informações ligue: 4744-7322.